21.9 C
Araçatuba
sábado, maio 21, 2022

Há 23 anos, Medilar desafoga atendimento na saúde de Araçatuba

DIEGO FERNANDES

Criada pelos médicos Dr. Mohamed Osman Barakat e Dr. Ricardo de Araújo Sanchez, a Medilar está com uma média de 80 a 100 atendimentos por dia em Araçatuba, de acordo com dados fornecidos pela direção da empresa. 

Segundo o médico, o atendimento tem desafogado o serviço de saúde do município, já que muitas pessoas que geralmente procurariam serviços de saúde, como o pronto-socorro ou a Santa Casa, já são atendidos em suas próprias casas.

Dr. Mohamed explica que até 95% dos atendimentos feitos pela Medilar em Araçatuba são resolvidos na própria residência do paciente.

“De 90% a 95% dos atendimentos a gente resolve no local e desafoga tanto os hospitais como o pronto-socorro. Tendo 100 atendimentos por dia, são 100 pessoas a menos que serão atendidas nos hospitais públicos”, comentou o médico.

Com atendimento médico domiciliar completo, o serviço ficou famoso em Araçatuba e virou sinônimo de urgência e emergência médica para os moradores. O associado também consegue atendimento em outros municípios.

“Hoje a pessoa vem e paga um valor por mês e ela tem o atendimento 24 horas dentro da casa dela, ou em qualquer lugar dentro de Araçatuba e mais algumas cidades do Brasil como Ribeirão Preto, Rio Preto, São Paulo, Campinas, e etc”, disse.

Para dar conta da demanda de atendimentos, atualmente a Medilar conta com cerca de 20 UTIs móveis com aparelhos como desfibrilador, respiradores, aparelho para realização de eletrocardiograma, aferição de glicemia, dentre outros. São cerca de 40 funcionários entre médicos, enfermeiros, motoristas e telefonistas de plantão. 

“O paciente liga na nossa central de 0800 onde tem o telefonista 24 horas, esse telefonista vai pegar o atendimento e vai passar para nossas equipes que ficam 24 horas de plantão. Uma equipe vai até o local do chamado e avalia o paciente”, explicou o Dr. Mohamed Barakat. “Se for uma dorzinha nas costas a gente resolve no local mesmo, se cortou o braço, a gente também resolve no local. Se eu chegar no local e detectar, por exemplo, um paciente infartado, imediatamente vamos transportar o paciente. O nosso serviço inicia na casa e acaba na porta do hospital ou do pronto-socorro”, seguiu.

O médico ainda explica que a Medilar atende, além de famílias, também empresas, escolas, e outros estabelecimentos, com este mesmo tipo de serviço, aumentando a cobertura de pacientes atendidos.

Histórico

O médico Mohamed Barakat afirma que Araçatuba foi a segunda cidade do país a ter este serviço, depois de Ribeirão Preto. Pioneiro no país, a ideia foi trazida da Argentina após viagem, onde segundo ele é normal o atendimento médico domiciliar.

Mohamed diz que a intenção era melhorar o atendimento de saúde na cidade, dando chance de pessoas que não tem condições de ter um plano completo, de serem atendidas com mais comodidade.

“Faz 23 anos que nós montamos a empresa em Araçatuba. Nós montamos a primeira empresa em Ribeirão Preto, eu morava e fazia parte de um grupo de médicos. Nós fomos pioneiros no Brasil nesse ramo de atendimento médico domiciliar. Eu queria trazer uma coisa para inovar a saúde de Araçatuba e quando eu vim para cá não tinha e até hoje não esse serviço em Araçatuba e região. O intuito era ajudar as pessoas que não tinham condições de ter um plano de saúde mais complexo”, explicou. 

Atuando em Araçatuba desde 1999, a empresa já atendeu milhares de pacientes, salvando inclusive a vida de vários deles. 

Além disso, a Medilar oferece através de seu Indicar Médico descontos em consultas médicas, odontológicas, fisioterápicas, exames, RX, medicamentos, tomografia dentre outros.

 

CENTRAL – Atendimento da Medilar é 24 horas via telefone
Crédito: Diego Fernandes
MEDILAR – Sede da empresa fica no alto da Avenida Brasília, em Araçatuba
Crédito: Diego Fernandes
UTI – São cerca de 20 UTIs móveis e mais de 40 profissionais atuando no atendimento na Medilar
Crédito: Divulgação

Ultimas Noticias