NORMAL - Comércio de Araçatuba abrirá das 9h às 18h a partir da próxima segunda

Governo prorroga fase de transição e aumenta período de atendimento presencial para o comércio

Compartilhe esta notícia!

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

A partir do próximo sábado, dia 1º de maio, os estabelecimentos comerciais estarão liberados para atender aos consumidores de forma presencial entre 6h e 20h. A informação foi passada pelo governador João Dória (PSDB) juntamente com a extensão da fase emergencial do Plano São Paulo para o dia 9 de maio, domingo de Dia das Mães.
O anúncio foi feito em entrevista coletiva realizada no começo da tarde desta quarta-feira, no Instituto Butantan, em São Paulo (SP). A medida é válida para todo o estado, incluindo a região de Araçatuba.
“Damos assim a continuidade gradual e segura de abertura da economia do estado de São Paulo para recuperar empregos e dar oportunidades aos brasileiros de nosso estado de terem acesso a renda, salário e dignidade em suas vidas”, afirmou o governador. “Estamos evoluindo, mas não liberando. Siga as regras sanitárias para proteger as suas vidas e de seus familiares”, acrescentou Doria em fala durante o anúncio.
A medida vale para todos os tipos de estabelecimentos, incluindo lojas de rua, galerias, shoppings, lanchonetes, restaurantes, salões de beleza, academias, dentre outras atividades culturais, como cinemas, museus e teatros, que até a próxima sexta-feira, dia 30, só estão com atendimento liberado entre 11h e 19h.
Com essa liberação, os estabelecimentos comerciais ficam liberados para atender durante 14 horas por dia, porém, devem manter as restrições de 25% de ocupação dentro de seus respectivos espaços físicos, além da manutenção de medidas de distanciamento, uso de álcool em gel e de máscaras por parte de consumidores e colaboradores.
Nesta fase de transição, seguem liberadas as celebrações religiosas em templos, igrejas e demais locais de culto. Já os parques estaduais e municipais podem ficar abertos durante o dia, das 6h às 18h.
A manutenção da fase de transição também mantém o Toque de Recolher em todas as cidades paulistas no mesmo horário. Portanto, segue recomendado pelo governo a não circulação de pessoas entre 20h e 5h em todo o estado.
“É muito importante respeitar a capacidade de ocupação de 25% e o toque de recolher, que é um ponto que os especialistas em saúde têm defendido muito. Quando nós conseguimos reduzir a circulação das 20h às 5h, nós conseguimos ter uma redução muito importante da taxa de transmissão. Nós estamos tendo uma redução de leitos de UTI ocupados de cerca de 1% por semana”, afirmou a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen, durante a coletiva.
A região administrativa de Araçatuba, que engloba no território do Departamento Regional de Saúde municípios como Andradina, Birigui e Penápolis, estava nesta quarta-feira com 85,3% de ocupação em seus leitos de UTI covid. A região tem ocupação acima da media do estado, que está com 79,8%. Já a região de Bauru, que engloba os municípios de Lins e região, está com 89,1% de ocupação em UTIs.
Comércio de Araçatuba
Em contato com entidades lojistas e a Associação Comercial e Industrial de Araçatuba, a reportagem obteve a informação de que as lojas do comércio de rua de Araçatuba vão voltar ao horário normal de funcionamento a partir da próxima semana.
Como dia 1º de maio é feriado nacional do dia do trabalhador, após sexta-feira ainda no horário entre 11h e 19h, as lojas voltam a abrir na segunda-feira no horário das 9h às 18h. O período de abertura valerá na próxima semana até o sábado, por causa do dia das mães.
Já atividades como padarias e lanchonetes, que mantém atendimento presencial durante todo o dia, poderão manter clientes consumindo em seus estabelecimentos entre 6h e 20h, assim como o permitido pelo governo do estado a partir de sábado.
Foto: Fase de Transição
Crédito: Governo de SP
Legenda: FLEXIBILIZAÇÃO – Atividades comerciais serão permitidas das 6h às 20h entre 1 e 9 de maio

 


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Araçatuba teve mais 47 casos e duas mortes por covid-19 ontem

Compartilhe esta notícia!DIEGO FERNANDES – ARAÇATTUBA Araçatuba teve duas novas mortes e divulgou 47 novos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *