22.5 C
Araçatuba
quinta-feira, junho 30, 2022

Glicério é primeiro município da região a obrigar o uso de máscaras em locais fechados

DIEGO FERNANDES – GLICÉRIO

Depois de Araçatuba recomendar o uso de máscaras em ambientes fechados, outro município da região resolveu ser mais radical com o avanço de casos da covid-19 e publicou decreto deliberando sobre a obrigatoriedade o uso de máscaras em ambientes fechados. 

Na última sexta-feira (27), um dia após a publicação de Araçatuba, o município de Glicério, a cerca de 35 km, tomou esta medida mais drástica. 

O decreto municipal publicado determinou que desde este sábado (28), todos os munícipes usem máscaras em ambientes fechados dentro de Glicério, tais como estabelecimentos comerciais, industriais, escritórios, academias, igrejas, restaurantes, lanchonetes, salões de beleza, dentre outros.

O texto informa que o dono do estabelecimento fechado fica responsável por tomar providências para que haja o cumprimento da nova norma, impedindo clientes e outras pessoas de adentrar ao local sem máscara. Funcionários e colaboradores dos espaços também deverão estar com o utensílio cobrindo nariz e boca. Também foi determinado a disponibilização de álcool em gel nos locais. 

Outra determinação é a utilização de máscaras por funcionários e estudantes de escolas municipais, estaduais e particulares em todas as dependências; além da obrigatoriedade do utensílio em repartições públicas municipais, além de consultórios médicos e odontológicos. 

O decreto ainda recomenda que a máscara seja utilizada também em ambientes abertos, mas neste caso não há obrigatoriedade, apenas a recomendação. Há também o pedido para evitar aglomerações e manter o distanciamento.

Não há data para o fim da vigência do decreto. 

O município de Glicério, que tem população estimada pelo IBGE em 4.842 moradores, teve até agora 1.361 casos de covid-19 desde março de 2020, com 18 óbitos registrados. Atualmente, não há nenhum morador da cidade internados, porém, 43 pessoas estão com o teste positivado no momento e se recuperam em suas residências.

Obrigatoriedade

Desde 17 de março de 2022, decreto do governo estadual desobrigou o uso de máscaras em ambientes abertos e fechados, mantendo a utilização obrigatória apenas em hospitais e locais de acesso ou dentro do transporte público. 

O decreto havia sido publicado pelo então governador João Doria (PSDB), em um dos seus últimos atos à frente do cargo.

O texto, porém, permite que municípios determinem regras mais rígidas por contra própria, o que legitima o novo decreto publicado em Glicério. 

 

Ultimas Noticias