27.7 C
Araçatuba
terça-feira, agosto 16, 2022

Fenômeno deixa julho com menos frio e estiagem pode ser mais rigorosa

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA

As baixas temperaturas registradas em maio surpreenderam os moradores da região de Araçatuba e muitos ficaram preocupados com a possibilidade de frio rigoroso nos meses de junho e julho, tradicionalmente os mais frios. Porém, isso não se confirmou. Pelo contrário, julho deve fechar com temperaturas acima da média na região. Essa mudança climática é causada  pela Oscilação Antártica, um dos fenômenos mais importantes e que impactam impactam as condições no Brasil.

Levantamento feito pela reportagem junto a três institutos de meteorologia – Climatempo, IPMet e Metsul – aponta que o mês de julho terá médias de temperaturas mínimas e máximas bem acima do normal. Pelo menos até o dia 20 de julho, quando há previsão de 9 graus, as mínimas devem ficar acima de 15 graus e as máximas acima de 30 graus. Historicamente média mínima é de 9,9 graus e a média máxima de 18,33 graus. Além disso, não há previsão de chuvas para as duas próximas semanas.

Mesmo que nos últimos dias de julho tenha registro de baixas temperaturas, o mês vai terminar acima da média, já que as primeiras semanas foram de calor mais intenso.

A Oscilação Antártica é um fenômeno que produz um índice de variabilidade relacionado ao cinturão de vento e de baixas pressões ao redor da Antártida. Essas variações podem causar ondas de frios em curto prazo. Como o inverno só termina em setembro, ainda é possível ter ondas de frio rigoroso. No entanto, por enquanto, a região está com temperaturas amenas no fim de tarde e noite e acima de 30 graus no decorrer do dia.

 

Ultimas Noticias