Home Cidades Araçatuba Feira de economia criativa acontece neste domingo no bairro Jussara

Feira de economia criativa acontece neste domingo no bairro Jussara

7 minutos de leitura
Compartilhe esta notícia!

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA

Artesanato, produtos naturais, roupas seminovas, discos de vinil, alimentos e livros são alguns exemplos do que estará exposto na Feira de Mangaio deste domingo, dia 1 de setembro. A edição acontece na Praça Manoel da Silva Prates, no bairro Juçara, com livre acesso para o público em geral e participação gratuita.
Trata-se de uma feira de economia criativa, onde ocorre venda e troca de produtos diversos, reunindo na praça pequenos produtores, colecionadores, artesãos, artistas e pessoas de outros segmentos da comunidade. As feiras de economia criativa são espaços de relação interpessoal, trocas de experiências e valores, que promovem oportunidades para aquecer a produção do setor criativo.
Além dos produtos oferecidos pelos expositores, o público poderá assistir às 15h30 ao espetáculo “Play Aços”, da Pimenta Cultural Produções Artísticas. Em cena, um palhaço tenta realizar seu show musical, enquanto outro o atrapalha. A peça conta ainda com números de malabares, equilíbrio e mágica, além de muita interação com a plateia.

PROJETO
Esta é a segunda de uma série de quatro feiras que integram o projeto “Mangaio na Cena”, aprovado pelo ProAC (Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo). A primeira edição aconteceu em 18 de agosto e as próximas ocorrem em 22 de setembro, na Oficina de Macacos – Espaço Cultural, e 6 de outubro, no Parque da Fazenda do Estado, ambas em Araçatuba.
Além da Feira de Mangaio, o “Mangaio na Cena” é composto também por um aplicativo e um portal de cultura e turismo, intitulados A CENA. Ambos contêm a catalogação de toda a cadeia produtiva da economia criativa do município de Araçatuba. O projeto, inscrito e aprovado dentro do módulo “Economia Criativa”, do ProAC Municípios, está sendo colocado em prática pelos produtores culturais Rafael Batista, João Gabriel Avanso, Flávia dos Santos e Thiago Mosaico.
Tanto no app quanto no site, será possível encontrar informações relacionadas à cultura e ao turismo de Araçatuba. Há referências e contatos de artistas de todos os segmentos (artistas visuais, músicos, bailarinos, atores, escritores, entre outros), pequenos produtores, além de informações sobre espaços culturais, bares, restaurantes, espaços de beleza e estética, e muito mais.
O app já está disponível para Android e IOS, com acesso gratuito pelo Play Store e Apple Store desde o início do mês de agosto. Já o portal entrará no ar em setembro. Se um artesão, artista, produtor ou proprietário de espaço de cultura ou turismo desejar aparecer no app, deve entrar em contato pelos telefones (17) 991786229 (Flávia) ou (27) 99797-4650 Thiago.
ECONOMIA CRIATIVA
De acordo com informações do Sebrae, economia criativa é o conjunto de negócios baseados no capital intelectual e cultural e na criatividade que gera valor econômico. A indústria criativa estimula a geração de renda, cria empregos e produz receitas de exportação, enquanto promove a diversidade cultural e o desenvolvimento humano. A Economia Criativa abrange os ciclos de criação, produção e distribuição de bens e serviços que usam criatividade, cultura e capital intelectual como insumos primários.

Concretamente, a área criativa gerou uma riqueza de R$ 155,6 bilhões para a economia brasileira em 2015, segundo “Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil” (em PDF), publicado pela Firjan em dezembro de 2016. Na ocasião, a participação do PIB Criativo estimado no PIB brasileiro foi de 2,64% em 2015, quando a Indústria Criativa era composta por 851,2 mil profissionais formais.


Compartilhe esta notícia!