FECHADAS - Lojas do calçadão ficaram fechadas neste sábado

Fechamento do comércio adia tradicional troca de presentes

Compartilhe esta notícia!

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

A tradicional troca de presentes de Natal ficou para esta segunda-feira (28) em Araçatuba e nas principais cidades da região. O tipo de comércio tradicional que ocorre após os festejos natalinos não pode ocorrer neste sábado, devido ao fechamento das lojas.

Graças à medida anunciada pelo governo do estado de São Paulo na última terça-feira (22), a fase vermelha, a mais restrita do Plano São Paulo, voltou a vigorar na última sexta-feira (25), se estendendo até este domingo (27), o que manteve estabelecimentos do comércio não essencial fechados, como lojas de rua e shoppings.

Bares e restaurantes só foram autorizados a vender por meio de delivery, exatamente como ocorreu na fase mais restrita da quarentena em todo o estado entre os meses de abril e maio.

Por causa disso, o calçadão de Araçatuba, principal corredor comercial do município, se manteve vazio durante este sábado. Previsto para abrir entre 12h e 18h antes da determinação do governo, as lojas permaneceram fechadas ao longo do dia, diminuindo drasticamente o movimento no centro da cidade.

No momento em que a reportagem passou pelo local, na parte final da manhã, tanto o movimento de pessoas quanto de veículos no entorno da praça Rui Barbosa era baixo. Locais onde dificilmente se encontrava vaga de estacionamento aos sábados, mesmo com a cobrança da Arapark pela zona azul, estavam livres e à disposição dos motoristas que foram ao centro ontem.

Apenas estabelecimentos como farmácias e supermercados estavam funcionando, além das oficinas. Sem o funcionamento também de outros tipos de estabelecimentos, como bancos (que normalmente já não abrem aos sábados, com exceção da Caixa Econômica Federal para pagamento do auxílio emergencial) e casas lotéricas, havia pouca gente frequentando também a própria praça Rui Barbosa, que normalmente é a mais movimentada da cidade em horário comercial.

Volta a abrir

A partir desta segunda-feira, a região de Araçatuba volta à fase amarela do Plano São Paulo, e com isso as lojas do comércio abrirão das 9h às 18h, em horário normal, válido até a próxima quinta-feira (31).

Já os dois shoppings da cidade também funcionarão em horário normal, das 10h às 22h. No dia 31, ambos funcionarão das 9h às 18h.

A fase vermelha voltará a vigorar entre sexta-feira (1) e domingo (3), novamente com apenas os serviços essenciais podendo funcionar.

A nova reclassificação do Plano São Paulo está marcada para ocorrer no dia 7 de janeiro de 2021.

Desculpas

O governador João Dória (PSDB) precisou vir à público através das redes sociais pedir desculpas à população após ter sido fotografado no embarque do aeroporto rumo à Miami (EUA) onde passaria um período de 10 dias de férias ao lado da esposa Bia Dória.

A atitude do governador de viajar para fora do país foi criticada nas redes sociais, já que ocorreu no mesmo momento em que passariam a entrar em vigor as medidas mais restritivas para as atividades comerciais no estado.

Em vídeo divulgado por ele mesmo nas redes sociais e espalhado por sua assessoria de imprensa ainda na tarde da última quinta-feira (24), véspera do Natal, Dória afirmou que não teve a intenção de fugir das próprias medidas e reconheceu o erro.

Seu retorno, porém, ocorreu após, segundo ele mesmo, ter recebido um telefonema do vice-governador Rodrigo Garcia (DEM) informando sobre o seu diagnóstico positivo para covid-19. Dória, então, decidiu pelo retorno imediato à São Paulo para reassumir suas funções no poder executivo, que ficariam a cargo de Garcia enquanto estivesse em viagem.

 

VAZIO – Principal corredor comercial de Araçatuba ficou vazio

Compartilhe esta notícia!

Veja também

Para buscar forças e continuar a jornada, funcionários da Santa Casa ‘abraçam’ o hospital

Compartilhe esta notícia!ANTONIO CRISPIM  ARAÇATUBA “Quando as coisas fogem do controle do homem. E muitas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *