Home Cidades Araçatuba Fatec Araçatuba conquista bolsa de pesquisa Fapesp

Fatec Araçatuba conquista bolsa de pesquisa Fapesp

2 minutos de leitura
Compartilhe esta notícia!

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA

Sob a orientação da professora doutora Celia Nugoli, o estudante Joao Pedro Moura, da graduação de Análise e desenvolvimento de sistemas, teve projeto de pesquisa aprovado pela exigente Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). Com o auxílio financeiro da bolsa, João está criando um site que calcula a viabilidade de biodigestores em propriedade rurais. Por meio da ferramenta computacional, o estudo busca proporcionar economias para pequenos e médios produtores ao incentivar a produção de energia limpa gerada pelos biodigestores.
A pesquisa atual é uma atualização de um estudo anterior, que também teve financiamento da Fapesp, feito pela nossa ex-aluna Amanda Aguiar, também com a orientação da professora Célia. Antes, o sistema considerava apenas a quantidade de gado e agora passa calcular outras variáveis, como, por exemplo, número de funcionários ou tempo de confinamento do rebanho. Outra novidade é que a ferramenta computacional vai simular qual seria o tamanho ideal do biodigestor.

FASE DE TESTES
A ferramenta está em fase adaptação e os produtores rurais que desejam testar devem entrar em contato pelo e-mail: celia.nugoli@gmail.com.

 


Compartilhe esta notícia!