27.1 C
Araçatuba
segunda-feira, junho 27, 2022

Expedição ao rio Tietê reúne mais de 70 participantes

DA REDAÇÃO – BIRIGUI

Como parte das atribuições do Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê, está o fomento à educação ambiental. 

Em abril, o Núcleo de Comunicação do Baixo Tietê acompanhou as atividades do Programa de Multiplicadores em Educação Ambiental, através de um passeio pelo Rio Tietê. O programa é financiado pelo FEHIDRO (Fundo Estadual de Recursos Hídricos) através do Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê. 

O objetivo dessa expedição foi a realização de visita técnica ao Reservatório da Usina de Nova Avanhandava em Buritama, através de uma aula-passeio utilizando o barco Odisséia. O passeio contou com gincanas onde foram abordados temas sobre as espécies de peixes encontradas naquela região do rio, como Piau, Piapara, Tucunaré, Traíra, Mandi, Tilápia, Corvina, Porquinho, etc., e também entrevistas com autoridades locais sobre a importância do Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê (CBH-BT) para o desenvolvimento sustentável da bacia. 

Alguns pontos fortes do evento se destacaram, como por exemplo a eclusagem – que é o processo através do qual uma embarcação é elevada a uma barragem, estando no leito de um rio com nível mais baixo e, para quem não entendia esse funcionamento, pode compreender a operação que viabiliza a navegação fluvial e ainda contribui como atrativo turístico.

Também, a possibilidade de observar belas paisagens, moradias e prainhas, a topografia no entorno do rio, a vegetação ao redor, bem como as diferentes espécies de pássaros, enriqueceram o passeio, contribuindo para que os participantes pudessem entender o grande potencial de lazer e turismo do rio e que movimenta a economia.

A expedição foi bastante educativa e contou com ajuda do comandante do barco que foi narrando as condições e usos do Rio Tietê ao longo do percurso. 

Outras atividades estão programadas para acontecer ainda neste mês de maio, como por exemplo a visita à nascente do Rio Tietê em Salesópolis. Depois de junho, ocorrerá o encontro de encerramento para discussão das experiências adquiridas nos encontros formativos e visitas técnicas, finalizando com a realização do seminário com a exposição de projetos do comitê.

 

Ultimas Noticias