ARAÇATUBA - Apenas um ponto de imunização foi mantido em Araçatuba, no Hospital Municipal

Estado oficializa pedido para vacinação de crianças contra a covid à Anvisa; Araçatuba passa a imunizar no Hospital Municipal

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

O estado de São Paulo entregou ofício na tarde desta quarta-feira (3) à Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, solicitando urgência para utilização da vacina contra a covid-19 para a imunização de crianças entre 5 a 11 anos de idade.

A solicitação ocorre após outros países já terem iniciado a vacinação deste público contra a doença, casos da Argentina, do Chile e da Colômbia, na América Latina. Nos Estados Unidos, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças aprovou a utilização da vacina da Pfizer nesta faixa etária.

A Pfizer informou na última semana que sua vacina é segura e mais de 90% eficaz na prevenção das infecções em crianças desta faixa etária. A vacina desta fabricante já está sendo usada no Brasil em crianças e adolescentes de 12 a 17 anos, sendo o único imunizante para este público, e nas pessoas de 18 anos ou mais.

“São Paulo e seus 645 municípios têm condições técnicas para iniciar a vacinação assim que a Anvisa liberar a aplicação no país. A imunização das crianças é um importante passo para o controle da pandemia e a proteção da população”, afirmou Regiane de Paula, coordenadora do Programa Estadual de Imunização.

Trecho do ofício enviado à Anvisa pelo estado cita que “o progresso da campanha de vacinação com a imunização de adolescentes constituiu-se de uma importante medida de prevenção para auxiliar neste cenário de controle da pandemia […] de modo que a expansão dessa imunização para as crianças torna-se imprescindível para a continuidade das medidas adotadas até então”.

O último grupo que começou a ser vacinado no estado foi o de crianças e adolescentes de 12 a 17 anos. Em Araçatuba, são 16.051 pessoas estimadas nesta faixa etária e destas, 11.904 já haviam tomado ao menos uma dose até ontem (3), o que significa pouco mais de 74% de cobertura.

808 pessoas nesta faixa etária já estão com o ciclo vacinal completo com as duas doses da Pfizer. Nesta semana, todos os adolescentes já podem procurar o posto de vacinação mais próximo da sua residência para tomar a segunda dose e ficar totalmente imunizado.

Mudança

Desde esta quarta-feira (3), Araçatuba possui apenas um local de imunização contra a covid-19. Os pontos de vacinação localizados no Shopping Praça Nova, no Araçatuba Shopping, no Multi Shop e na UBS do Engenheiro Taveira foram desativados.

O único local que está aplicando as doses é o Hospital Municipal, antigo Hospital da Mulher, que fica na rua Sacadura Cabral, 471. A imunização no novo espaço começou a ocorrer ontem. Durante o período mais crítico da pandemia, o local chegou a ser utilizado como apoio para internações em leitos de enfermaria para pacientes com covid-19.

Pessoas que precisam tomar a primeira, segunda ou terceira dose da vacina, devem se dirigir até o espaço, de segunda à sexta-feira, das 8h às 19h, e aos sábados, das 8h às 18h.

Até aqui, 161.101 pessoas aptas a se vacinar já tomaram ao menos uma dose do imunizante em Araçatuba. 131.667 já completaram o esquema vacinal com as duas doses, além 4.810 moradores que tomaram dose única. A cobertura é de mais de 92% do público-alvo para primeira dose e mais de 78% para segunda dose.

14.927 moradores tomaram também a terceira dose, sendo 12.341 que foram imunizados com doses da Pfizer, 2.583 com CoronaVac e três com a vacina AstraZeneca.

:

 

Veja também

Região tem pouco mais de 72% da sua população totalmente imunizada contra a covid-19

Diego Fernandes – Araçatuba Durante esta semana, ao decidir sobre a flexibilização do uso de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *