Home Cidades Araçatuba Escola comemora sucesso na adesão de alunos ao ensino à distância durante a pandemia

Escola comemora sucesso na adesão de alunos ao ensino à distância durante a pandemia

7 minutos de leitura
Compartilhe esta notícia!

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

A direção da escola SEB Thathi de Araçatuba está comemorando os índices de frequência de alunos no sistema de aulas digital implantado por conta da pandemia do novo coronavírus, que fez com que as aulas presenciais fossem suspensas.

De acordo com o diretor da escola, André Cefali, a presença de alunos nas aulas online tem sido de 95% até aqui. “Nós temos como ver através da nossa plataforma quem está presente e está me surpreendendo a maturidade dos alunos, principalmente do Fundamental 2, que são crianças de 11, 12, 13 anos, que estão de fato preocupados com os estudos”, afirmou.

Para que os estudantes não ficassem sem conteúdo enquanto não podem frequentar o prédio físico da escola, o SEB Thathi disponibilizou três plataformas para que alunos de diferentes idades possam manter suas atividades acadêmicas e o conteúdo estudantil em dia.

Para alunos da Educação Infantil e do Fundamental 1, que engloba alunos até 10 anos de idade, a escola particular tem trabalhado conteúdos dentro do próprio aplicativo de comunicação já utilizado pela instituição. “Através dele a gente grava vídeos de orientação das atividades para as famílias estarem desenvolvendo com seus filhos. Isso no Ensino Infantil. Encaminhamos as atividades que os pais devem fazer com os filhos. Eles fotografam e a gente consegue fazer a avaliação. Tem funcionado muito bem, as famílias estão satisfeitas. No Fundamental 1 que são crianças de 6 a 10 anos de idade, também gravamos os vídeos no aplicativo com a orientação, aí eles fazem as atividades nas apostilas e elas retornam para escola através de fotografias e vídeos, pra gente ter noção e fazer uma avaliação desse processo”, explicou André Cefali.

A partir do Fundamental 2, Ensino médio e pré-vestibular, os estudantes passam a contar com outras plataformas para o desenvolvimento de atividades. No segundo nível já estão presentes as aulas ao vivo com professores tirando dúvidas em tempo real. “Eles assistem aulas ao vivo através de uma plataforma da Microsoft, que permite que possamos criar salas de aula virtuais para eles e neste ambiente tem todos os materiais que os professores enviam. Eles têm aula das 7h15 às 12h30 e durante este período temos os professores se revezando em lives, em aulas”, explicou o diretor sobre as aulas do Ensino Fundamental 2, com adolescentes entre 11 e 14 anos.

Para o ensino médio, uma nova plataforma foi disponibilizada para que os estudantes tenham acesso ao conteúdo em suas casas. “No ensino médio temos o recurso da plataforma AZ, que o grupo tem, onde temos mais de 40 mil videoaulas gravadas. Onde eles fazem simulado online. A cada nível de ensino vamos agregando outras ferramentas e estratégias”, contou.

Por fim, alunos de terceiro ano e do cursinho pré-vestibular, que estão às portas do ENEM e dos vestibulares, recebem uma preparação especial, com carga horária completa e plantão de dúvidas disponível. “Terceiro ano e pré-vestibular segue a mesma programação de antes, eles têm 8 aulas por dia ao vivo, os plantões de dúvida também tem professores disponíveis, e temos promovido aulas interdisciplinares, onde a gente aborda temas atuais para ajudá-los também nesta compreensão do todo”, explicou.

De acordo com André Cefali, todo o conteúdo abordado online poderá ser revisado pelos professores presencialmente assim que for possível à volta às aulas. “Nós estamos vivendo um dia de cada vez, estamos aprendendo a se adaptar a esse novo modelo. A gente vai saber o quanto eles estão retendo conhecimento assim que as aulas presenciais retornarem, primeira coisa que a escola vai fazer será uma sondagem, um diagnóstico de tudo que trabalhamos neste período. Tudo aquilo que for necessário ser revisto, vamos retomar esses conteúdos para que não haja prejuízo acadêmico para os alunos”, afirmou o diretor.


Compartilhe esta notícia!