14.1 C
Araçatuba
quarta-feira, agosto 10, 2022

Entidade faz campanha para encontrar cápsula do tempo da inaguração

No dia 27 de outubro de 1997, foi inaugurada em Araçatuba (SP) a Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates, uma entidade dedicada ao tratamento de pessoas com deficiências neurológicas profundas e irreversíveis. Naquela ocasião, os idealizadores do projeto (José Américo do Nascimento, Elpidio Pedroso e Alice Prates) reuniram em uma caixa recortes de jornais, fotos, objetos daquela época e uma carta. Tratava-se de uma cápsula do tempo, um artefato para ser aberto anos depois, contando parte história de esperança dos fundadores.
Passados 42 anos, o futuro chegou, mas a cápsula não. Hoje, ninguém mais se lembra do local exato onde o objeto foi colocado. Dos três pioneiros, somente José Américo continua vivo, mas não se recorda do ponto preciso da inserção do objeto. “Acho que a gente enterrou a caixa na parte da frente da sede. Mas foram muitas obras e reformas, e o prédio está muito diferente daquele que a gente inaugurou em 1977. Não sei mesmo onde ela pode estar”, comenta.
Dado o valor histórico e emocional da cápsula, a diretoria da Ritinha Prates está fazendo uma campanha para encontrá-la. “Estamos pedindo às pessoas que estiveram na inauguração ou conhecidos delas, que tenham informações sobre o episódio da cápsula, que entre em contato conosco”, diz a presidente da entidade, Maria Aparecida Nascimento Xavier (Cida). “Caso encontremos a caixa, será um momento incrível de resgate de uma cena histórica de Araçatuba”.
A campanha não tem prazo de duração. Quem tiver algum dado relacionado ao assunto pode entrar em contato pelos telefones (18) 3117-3627 ou (18) 3636-1722, pelo e-mail gestaodepessoas@ritinhaprates.org.br, pelo site http://www.ritinhaprates.org.br ou mesmo pela página do Facebook @hospital.ritinha.prates.

Cápsula do Tempo
Uma cápsula do tempo representa um desejo de se comunicar com o futuro. Ela serve para organizar previsões e esperanças em determinado projeto. A cápsula do tempo pode ser tão simples como uma caixa de sapatos cheia de coisas guardadas (ou mesmo esquecidas) por muito tempo. Como ela pode ter de durar muito tempo, o recipiente deve ser resistente. O idealizador deve ter em mente que a criação de uma cápsula para uma viagem no futuro é realmente uma aventura de dois lados envolvendo ele e quem vai descobrir isso no futuro. Portanto, é preciso certificar-se que os itens selecionados irão adicionar o elemento surpresa para quem abrir esse tesouro da história.

DA REDAÇÃO
Araçatuba

Ultimas Noticias