Home Cidades Araçatuba Empresas de Araçatuba oferecem serviços diferenciados para pessoas com TEA

Empresas de Araçatuba oferecem serviços diferenciados para pessoas com TEA

8 tempo de leitura
0
0
75

Da Redação – Araçatuba

A inclusão é um desafio que o mundo empresarial enfrenta há alguns anos, mas também tem sido o diferencial de muitas empresas que implantam ações efetivas nesse sentido. Dentre as campanhas que lançam luz à temática, o Abril Azul traz a importante mensagem sobre incluir e acolher pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista).

Algumas empresas em Araçatuba são exemplos positivos e que fazem a diferença na vida de famílias com pessoas diagnosticadas com TEA.

O Shopping Praça Nova Araçatuba vem se destacando como uma empresa que oferece inclusão aos seus visitantes, por meio de serviços e eventos. Uma das novidades é o kit sensorial, que passou a fazer parte do conjunto de itens destinados a pessoas com autismo.

Serviços gratuitos

O kit traz brinquedos que ajudam a acalmar durante uma crise, caracterizada por uma série de comportamentos. Os objetos são oferecidos, nesses casos, durante o período de visitação no centro de compras. Para solicitar o empréstimo, o responsável deve ir até o Espaço Cliente, no piso superior, e realizar um cadastro simples.

Além do kit, estão disponíveis para os visitantes abafadores, caso haja necessidade, e cordões de identificação. Todos os serviços são oferecidos de forma gratuita.

Os visitantes do Praça Nova também contam com vagas no estacionamento destinadas a famílias com pessoas com TEA. Esses espaços estão localizados nas entradas do shopping e são identificados com placa e desenho de peças de quebra-cabeça.

Ainda no mês de abril, o shopping lançou a cartilha “Inclusão: palavra que toca o coração”, que está sendo distribuída gratuitamente no Espaço Cliente ou acessada pelo site oficial do Praça Nova. A cartilha apresenta os personagens Theo e Jade, inspirados em crianças com TEA.

Evento encerra programação

Ao longo do mês, também foram realizados eventos inclusivos e destinados a autistas. Para encerrar esse conjunto de ações, no próximo dia 20, às 16h, haverá a contação de história “O mundo colorido de João”, que receberá crianças atípicas e típicas, com a participação de profissionais habilitadas para desenvolver dinâmicas infantis.

No mesmo dia, as crianças com TEA ainda poderão participar da oficina “Todos somos diferentes”, realizada após a contação de histórias. Todas os participantes serão convidados a observar que cada um tem suas particularidades e que isso é o que torna cada pessoa única.

De acordo com o superintendente do Shopping Praça Nova, Jessé Nogueira, é comum ouvir relatos de pais, que afirmam que não tinham a possibilidade de levar seus filhos a um simples passeio, mas que isso mudou com os serviços e eventos destinados a crianças autistas.

“Ficamos muito emocionados com os relatos que escutamos de vários pais que visitam o shopping e participam das ações. Hoje temos uma gama de itens que podem contribuir para que a criança tenha uma ótima experiência e mais conforto no Praça Nova. Nosso objetivo segue sendo o da inclusão e igualdade, não somente durante o Abril Azul”.

A presidente do projeto “TEAjudo”, Solange Nery Rodrigues, de Araçatuba, é mãe de um adolescente de 13 anos com TEA e embaixadora da temática no shopping. Sol, como é conhecida, é um dos exemplos citados pelo superintendente. Graças às ações focadas no acolhimento de autistas, ela conseguiu levar o filho ao shopping pela primeira vez.

Ela conta que a maior dificuldade está em circular em lugares públicos, por conta do excesso de estímulo auditivo. Por isso, sempre precisa do abafador. Por fim, Sol destaca que se sente grata e acolhida quando leva o filho ao Praça Nova.

Sala do silêncio

No Espaço Tangerina, a inclusão também faz parte da rotina da empresa e dos atendimentos.

Os proprietários Rosângela Pagan Storti e Antônio Carlos Storti explicam que para receber crianças com TEA, a pizzaria incluiu uma sala do silêncio específica para os autistas, pensada para proporcionar conforto.

Eles contam que têm um neto com TEA e sabem das dificuldades dos pais. Devido à necessidade, resolveram promover e divulgar para que a sociedade entenda e aceite com respeito, carinho e com um olhar diferente, sem bullying e sem críticas.

Por isso, Rosângela e Carlos decidiram montar o espaço, para que os pais possam desfrutar de lazer associado ao conforto do filho. A empresária destaca que a sala é usada quando a criança tem a necessidade de se sentir protegida. Segundo ela, o local teve boa aceitação.

Load More Related Articles
Load More By dfernandesmr
Load More In Araçatuba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

AEA tem chance de ir à liderança nesta rodada

Da Redação – Araçatuba Depois de derrotar o Inter de Bebedouro na quarta rodada do C…