LUTO - Francisco Devigo estava na UTI do Hospital Unimed desde a última semana e faleceu nesta segunda

Empresário Francisco Devigo é sepultado em Araçatuba após morrer devido à covid-19

Compartilhe esta notícia!

DIEGO FERNANDES -ARAÇATUBA

Foi sepultado na tarde desta segunda-feira (29), o corpo do empresário araçatubense Francisco Devigo Neto, 62 anos, que faleceu no fim da madrugada de ontem, no Hospital Unimed Araçatuba, onde estava internado na UTI Covid com quadro grave de covid-19.

Não houve velório pelo fato de o óbito ter sido ocasionado pela infecção por coronavírus. Foi realizada apenas uma cerimônia rápida com poucos membros da família antes do sepultamento, que ocorreu no cemitério Jardim da Luz, em Araçatuba.

Francisco estava na UTI intubado desde o último dia 24 de março, quando seu quadro de saúde se agravou. Segundo apurou a reportagem, o empresário não resistiu aos problemas decorrentes da infecção, dentre eles um quadro de insuficiência renal.

A mãe de Francisco, Lídia Devigo, segue internada no Hospital Unimed também com quadro positivo para covid-19 e seu estado de saúde é considerado grave, segundo apurou a reportagem.

O empresário era um dos sócios do Supermercado Rondon, uma das principais empresas de Araçatuba, que emprega atualmente cerca de 2 mil funcionários em quatro lojas de grande porte no município.

Histórico

Francisco administrava as lojas ao lado do seu irmão Antônio Devigo desde 2002, continuando o legado do pai, Pedro Devigo, que iniciou os trabalhos em 1973, adquirindo um bar no município.

Logo depois, iniciou-se o trabalho de venda de alimentos como arroz e feijão, fazendo com o que local se tornasse uma mercearia a partir de 1977, quando surgiu, de fato, a primeira unidade do Rondon, no bairro Jussara.

Com o crescimento do empreendimento, ele foi aumentando seu tamanho com a compra do terreno ao lado do supermercado e a loja do Jussara passou a ser frequentada por moradores de toda a cidade e até de municípios da região, atraídos pela fácil localização, às margens da rodovia Marechal Rondon (daí o nome do empreendimento).

No século XXI, já sob a administração dos irmãos Francisco e Antônio Devigo, o supermercado ganhou uma segunda loja na área central em 2006, o Rondon da Cobrac. A terceira loja chegou em 2013, no bairro Ipanema, e a quarta foi inaugurada no dia 4 de dezembro de 2020.

Todas as inaugurações contaram com os irmãos sócios-proprietários e com vários clientes que comemoravam a chegada de uma unidade mais próxima de suas casas.

Em 2017, foi realizada uma sessão solene na Câmara Municipal de Araçatuba em homenagem aos 40 anos do Supermercado Rondon no município. Na oportunidade, foi entregue o diploma de honra ao mérito aos empresários pelo aniversário da empresa.

Saudade

Francisco Devigo Neto deixou a esposa Maria de Lourdes, a mãe Lídia Devigo, o irmão Antônio Devigo, as filhas Vânia e Valéria, além dos netos Ana Júlia, Miguel e Pedro.

Diversas autoridades do município e da região lamentaram a morte do empresário ao longo desta segunda-feira nas redes sociais.

 

Principais cidades da região totalizam 65 mortes por covid-19 em boletins divulgados nesta segunda

Araçatuba registrou 15 mortes em decorrência da covid-19 no final de semana. Além disso, foram mais 231 casos de coronavírus no município nas 72 horas entre o final da tarde de sexta-feira (26) e o fim da tarde desta segunda (29).

Os números atualizados pela vigilância epidemiológica trazem 17.508 casos positivos de covid-19, com 438 óbitos pela doença.

O mês de março vai chegando ao seu final com a confirmação de 3.689 casos e 141 óbitos, com taxa de letalidade de 3,82%.

Os hospitais de Araçatuba tratam 187 pacientes da cidade e da região com confirmação ou suspeita de covid-19. A Santa Casa de Araçatuba, por exemplo, tem 32 pacientes em UTI, com ocupação de 91%, e 63 em leitos de enfermaria, além de duas pessoas na UTI Neonatal e Pediátrica.

O hospital divulgou 5 mortes, sendo duas de Araçatuba, duas de Nova Luzitânia e uma de Santo Antônio do Aracanguá. Além disso, exames confirmaram outras 3 mortes de araçatubenses por covid.

No Hospital Unimed, 69 pessoas estão internadas, 33 delas em leitos de UTI e 36 na enfermaria. A unidade particular também informou duas mortes, uma delas a do empresário Francisco Devigo, que estava internado desde o dia 24 na UTI.

Birigui

O município de Birigui bateu o recorde de mortes neste final de semana com 9 óbitos registrados. A vítima fatal confirmada mais jovem do coronavírus foi um homem de 29 anos.

A prefeitura não divulgou o novo número de casos por problemas com a plataforma E-SUS. Com isso, a cidade segue com 9.355 casos positivos e com 241 óbitos.

A Santa Casa de Birigui tem 120% de ocupação em sua UTI Covid, com 12 pacientes internados. Outros 10 estão na enfermaria, totalizando 22 pessoas internadas.

Já o Hospital Unimed de Birigui está com 20 internados, 10 na enfermaria e 10 na UTI. Ao todo, a cidade mantém 42 pessoas em tratamento.

Andradina

O município de Andradina teve 264 novos casos de covid-19 em uma semana, de acordo com dados divulgados nesta segunda-feira pela vigilância epidemiológica.

Além disso, em relação ao boletim da semana passada, foram divulgadas 11 novas mortes, sendo que 6 delas já haviam sido antecipadas pela Santa Casa de Andradina.

Com isso, os novos dados da pandemia na cidade trazem 3.962 infectados e 134 óbitos desde o ano passado.

São 19 pessoas internadas na Santa Casa, sendo 9 na enfermaria e 10 na UTI, totalizando 19 pessoas sendo atendidas simultaneamente.

Penápolis

Em Penápolis, foram divulgados 21 novos casos de covid-19 e 5 óbitos durante o fim de semana. A prefeitura informou que, a exemplo de Birigui, os dados não foram totalmente atualizados devido a problemas com a plataforma E-SUS.

Os novos números da pandemia em Penápolis trazem 4.431 pessoas infectadas e 115 mortes em decorrência da covid-19.

53 pessoas estão em tratamento na Santa Casa de Penápolis, sendo 9 na enfermaria geral, 26 na enfermaria covid, 8 na UTI geral e 10 na UTI covid, que está com 100% da sua capacidade ocupada.

São 41 moradores de Penápolis internados, além de habitantes de outras cidades como Birigui, Braúna, Glicério, Luiziânia, Avanhandava, Barbosa e Alto Alegre.

Lins

Em Lins foram 91 novos casos divulgados somente nesta segunda-feira. Ao longo do final de semana, foram registradas 10 novas mortes por coronavírus.

Agora são 7.791 casos de covid-19 e 181 óbitos na cidade. Existem 163 casos ativos de coronavírus na cidade.

São 15 pacientes internados na Santa Casa do município, ocupando 93,75% dos leitos de UTI do local. São 54 pessoas internadas nas redes públicas e particular, sendo 28 em enfermaria e 26 em UTI.

Três Lagoas

Foram 15 óbitos por covid-19 registrados ao longo do final de semana e da segunda-feira em Três Lagoas. Além disso, foram confirmados 249 novos casos nesta segunda-feira, que contou com números acumulados do domingo.

Os novos números da pandemia na cidade trazem 9.383 infectados e 130 óbitos desde março de 2020.

90 pessoas estão internadas nos hospitais. A rede pública está com 160% de ocupação em enfermaria com 32 internados, além de outros 28 ocupando maios de 93% da UTI.

No hospital particular, são 30 pessoas em tratamento, sendo 15 na enfermaria e 15 na UTI, ambos os setores acima dos 100% de ocupação.

 


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Obra da CPFL para melhorar o serviço deixa Vila Mendonça sem energia

Compartilhe esta notícia!Diego Fernandes – ARAÇATUBA Obra da CPFL para melhorar o serviço deixa Vila …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *