23.7 C
Araçatuba
domingo, agosto 7, 2022

Empatia

 

FERNANDA COLLI

Por ser um termo tão utilizado atualmente, faz-se necessário falarmos sobre, pelo menos para que haja uma reflexão do real sentido da empatia, que por mais que pareça simples, é algo complexo e muitas vezes, difícil de praticar.
Entrar no sentimento do outro, se colocar no lugar do outro é a definição mais objetiva da empatia. Ocorre que, quando você se coloca no lugar do outro não é enfrentar o problema da mesma forma que você enfrentaria. Talvez esse seja o grande erro do ser humano. Praticar a empatia é você respeitar a dor e os problemas do outro, com a mesma cumplicidade que encara e vive as suas dores.
Ser empático é você colocar seus problemas no bolso por um momento, com o objetivo de cuidar da dor do outro. A empatia é uma das ferramentas mais uteis para a reforma íntima. Os empáticos dão vida à vida e são sempre lembrados como pessoas insubstituíveis pois fazem total diferença em nosso dia a dia.
Saber entender a falha do outro, deixar as mágoas de lado e principalmente entender que somos todos imperfeitos e estamos de passagem neste mundo, é o que dá um pouco de esperança ao ser humano.
Que as pessoas sejam mais empáticas umas com as outras, com seus familiares, com o mundo. Que nosso objetivo não seja ganhar discussões, mas sim conquistar pessoas diariamente; que a gente se torne tão essencial a ponto de não ter medo de pedir desculpas.
É perda de tempo ficar remoendo situações desagradáveis. Não perca suas energias acusando as pessoas, exaltando um erro alheio ou se gabando dos seus acertos perante os outros. A vida é mais do que isso. Se você se irrita facilmente com pequenas coisas no dia a dia, saiba que reformas internas são necessárias em busca de atitudes mais empáticas. Pratique a empatia sempre.

 

Ultimas Noticias