14.1 C
Araçatuba
quarta-feira, agosto 10, 2022

Doença no sistema imunológico pode ser causadora de infecções frequentes ou graves

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

Você sabe o que são os erros inatos da imunidade? Problemas no sistema imunológico podem fazer aumentar a incidência de vírus e bactérias e facilitar a propagação de infecções pelo próprio corpo. 

As pessoas que ficam doentes com frequência, mesmo com tipos mais comuns de infecções, como sinusites, devem fazer uma investigação com um especialista médico na área de alergia e imunologia para tratar possíveis problemas no sistema imunológico.

Segundo a médica Larissa Pincerato Mastelaro, que atua na Clínica da Mulher, em Araçatuba, crianças e adultos ficaram mais vulneráveis a doenças durante o período de restrições da pandemia. Ela alerta, porém, que nem todas as infecções virais e bacterianas ocorrem por baixa imunidade, mas sim são ocasionadas por doenças no sistema imunológico.  

“Existem doenças imunológicas, que são os erros inatos da imunidade, que são algumas doenças que são caracterizadas por um ou mais defeitos do sistema imunológico. Então, quando a pessoa tem essas doenças, que é o imunologista que investiga, ela tem a maior propensão em pegar infecções que são recorrentes, e aí sim temos que investigar esses casos”, explicou a médica. “Essa reclusão da pandemia fez com que aumentasse a incidência de infecções, mas não necessariamente isso são doenças imunológicas”, completou.

De acordo com a Dra. Larissa Mastelaro, pessoas que possuem muita facilidade em pegar infecções, ou que já precisaram de internação ou tratamento com doenças como candidíase, septicemia, pneumonias, infecções de ouvido, dentre outras, devem procurar tratamento com um imunologista.

“Queria deixar o meu alerta para as pessoas que pegam muitas infecções para investigarem com um especialista, que é um alergista imunologista, sobre os erros inatos da imunidade. Se você tem muita otite, que é infecção de ouvido de repetição, pneumonias, usa muito antibiótico, tem dificuldade de ganhar peso, de crescimento, faz abscessos, furúnculos, tem candidíase na pele ou na cavidade bucal, já teve internação por septicemia ou uma infecção muito grave que precisou de internação, ou tem uma diarreia crônica, por exemplo, procure um especialista para investigar o seu sistema imunológico, porque isso sim é uma baixa imunidade que são os erros inatos da imunidade”, alertou a doutora.

Dicas

Já para as pessoas que são saudáveis, Dra. Larissa Mastelaro afirma que manter bons hábitos de vida serão suficientes para manter o sistema imunológico fortalecido e, consequentemente, diminuir as chances de infecções.

Ela cita que atividades físicas e boa alimentação são alguns dos fatores importantes para a manutenção de uma boa saúde imunológica.

“Temos que ter uma vida saudável, com bom sono, alimentação boa, praticamente atividade física, para que o nosso sistema imunológico funcione de forma adequada”, explicou. “Se você não tem nada alterado no seu sistema imunológico você vai conseguir combater as infecções virais e bacterianas de uma forma muito tranquila, você toma um remédio e você melhora”, completou a médica.

ATENDIMENTO – Médica atende na Clínica da Mulher, na rua Tiradentes, em Araçatuba
Crédito: Diego Fernandes

Ultimas Noticias