19.7 C
Araçatuba
terça-feira, junho 28, 2022

Disciplina estreita relação entre comunidades acadêmica e social

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA

Propiciar aos acadêmicos vivências que envolvam a empatia nas relações sociais e possibilitem reflexão acerca de seus valores pessoais. Com essa intenção, o Unisalesiano incluiu em sua grade curricular a disciplina chamada “Projeto Comunitário”, para todos os cursos.
Além disso, o intuito da Instituição com essa disciplina é aproximar os alunos da comunidade em geral, possibilitando a troca de saberes e proporcionando a eles uma formação integral voltada para o bem comum.
De acordo com a docente Cláudia Lopes, que ministra a disciplina, a cada semestre ela será ofertada para uma área, de forma gratuita. Neste semestre (2021B), as ações foram voltadas aos cursos das Engenharias. No próximo semestre (2022A), será a vez dos cursos da área de Saúde.
“A Disciplina Projeto Comunitário é uma ideia social emergente de pensar e praticar ações sociocomunitárias em um processo acadêmico de relação universidade-sociedade, que tem como foco a formação integral de cidadãos conscientes e preocupados com a realidade social”, explicou, ao ressaltar que a disciplina possui uma carga horária de 20 horas, sendo 4 horas de etapa preparatória e 16 horas de ações sociais.
Neste semestre, os alunos tiveram como opção de prática as seguintes ações: Campanha de Natal; Campanhas de Arrecadação; cartas aos profissionais de saúde; criação de vídeos temáticos: Apresentando seu Curso; criação de vídeos temáticos: Uso de Internet e aplicativos em smartphones; doação de sangue; proposta de ação alternativa; elaboração de trabalho teórico.
“É incrível oportunizar ao aluno a possibilidade de se inserir na sua comunidade por meio de ações sociais e de refletir o seu papel social. É o Unisalesiano aproximando a comunidade acadêmica e comunidade externa visando à formação integral dos alunos”, ressaltou Cláudia.
Por sua vez, o Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação, professora André Ornellas, lembrou que a missão dos salesianos é “formar bons cristãos, honestos cidadãos e profissionais competentes”. “O Unisalesiano tem por missão contribuir na formação ética, cristã e salesiana de cidadão, através da produção e difusão do conhecimento e da cultura”, completou.
Por fim, o diretor do Unisalesiano, padre. Erondi Tamandaré, destacou os valores da Instituição, que são ligados à disciplina inserida na grade de todos os cursos: amorevolezza (carinho), diálogo, ética, profissionalismo e solidariedade. “Com esta disciplina, o Unisalesiano quer levar os acadêmicos ao encontro de novos horizontes e novos desafios, incluindo a qualificação para a cidadania, a formação voltada à responsabilidade social, oferecendo-lhes, além de conhecimento, lições de vida”, concluiu.

Ultimas Noticias