Home Cidades Araçatuba Diocese de Araçatuba promove 15º Encontro de Oração pelas Vocações

Diocese de Araçatuba promove 15º Encontro de Oração pelas Vocações

5 minutos de leitura
Compartilhe esta notícia!

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA

No mês dedicado às vocações consagradas, leigas, religiosas e missionárias, a Diocese de Araçatuba promoveu no domingo (4) o 15º Encontro de Oração pelas Vocações. O evento, com o tema “Coragem de arriscar pela promessa de Deus”, ocorreu na Paróquia Sant’Ana, em Araçatuba, e reuniu cerca de 300 pessoas de todas as 33 paróquias diocesanas.
O início do encontro ocorreu com a missa presidida pelo bispo diocesano Dom Sergio Krzywy. Ao término da celebração os presentes realizaram uma reflexão sobre o despertar vocacional com o padre Rafael Casari da Silva, assessor do SAV (Serviço de Animação Vocacional).
Depois da reflexão, fora apresentado o projeto da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) “Cada Comunidade, uma Nova Vocação”, que fomenta as orações em cada comunidade paroquial. Os presentes receberam uma dezena do Santo Terço dedicada a todas as definições vocacionais.
Segundo o padre é preciso estar ciente da necessidade de oração pelos vocacionados sacerdotais, no serviço pastoral, na vida missionária e religiosa e também no matrimônio. “Cada um é motivado a orar pelas vocações em individualmente, em família e em comunidade. Precisamos refletir sobre a importância pontual do apelo de Cristo no Evangelho de Mateus: pedi ao Senhor que envie operários para a messe. As vocações fazem a Igreja florescer, e o papa Francisco nos ensina que o único caminho para suscitar vocacionados é a oração”, afirma.
Na conclusão do encontro, os presentes participaram de uma Hora Santa, com adoração ao Santíssimo Sacramento. “Foi um encontro onde pedimos e refletirmos sobre a vocação recebida por cada um no batismo, bem como o nosso compromisso de orar pelas vocações”, salienta Silva.

CAPELAS
Outra ação de oração proposta pelo SAV foi a Capela Vocacional, que neste mês irá percorrer todas as comunidades paroquiais da Diocese. Seis capelinhas estão nas regiões de Araçatuba (2), Birigui (2), Andradina (1) e Guararapes (1). “Temos um cronograma repassado aos seis responsáveis pelas capelinhas. Pedimos para que todas as paróquias realizem momentos profundos e comprometidos de oração”, orienta o assessor. (Assessoria da Diocese de Araçatuba)
Para o bispo Dom Sergio Krzywy, vocação é saber vivenciar o presente da vida dado por Deus. “Devemos colaborar efetivamente para a construção do reino de Deus. O que o projeto do Pai sinaliza para mim? A vocação tem a ver com o olhar da fé, porque é relacionada a Deus. Todos recebemos de Deus o presente da vida. Como é maravilhoso participar da existência. Deus nos chamou para participar do seu amor na comunhão fraterna. Vocação é nossa resposta para esse compromisso na vida da Igreja e seus diferentes mistérios”.


Compartilhe esta notícia!