FALTA - Região de Araçatuba tem 5.983 pessoas aptas que ainda não tomaram a segunda dose da vacina

Dia D da vacinação contra a covid-19 quer atingir quase 6 mil atrasados na região

Compartilhe esta notícia!

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

Neste sábado (5) está sendo executado pelo Ministério da Saúde o dia D da vacinação em segunda dose contra a covid-19. Na região de Araçatuba são quase 6 mil pessoas que estão com a segunda dose em atraso.

A imunização contra a doença está ocorrendo, em Araçatuba, aos sábados das 8h às 18h no Araçatuba Shopping e no Shopping Praça Nova. Também será feita neste sábado uma ação para vacinação em domicílio de pessoas que não compareceram para tomar a segunda dose da vacina. Em Birigui, a vacinação ocorrerá das 7h às 18h no drive-thru do Terminal Rodoviário.

Os mesmos locais também seguirão o cronograma vacinal para primeira dose. Atualmente, a vacinação nos dois municípios está na faixa etária do público entre 30 e 39 anos com comorbidades.

Em toda a área do DRS 2, que abrange os municípios da região de Araçatuba e de Andradina, são 5.983 pessoas que poderiam ter tomado a segunda dose e ainda não o fizeram. São 4.116 pessoas que ainda não tomaram a segunda dose da CoronaVac e 1.867 que não tomaram a segunda parte da imunização da AstraZeneca.

Atualmente, Araçatuba conta com 2.299 pessoas que já deveriam ter retornado para aplicação da segunda dose do imunizante, mas que ainda não compareceram aos pontos de vacinação disponíveis, já em Birigui são 1.097 faltosos.

Já no estado de São Paulo, são 403.323 pessoas que já receberam a primeira dose dos imunizantes e que estão com a segunda dose atrasada. O total inclui 139.826 pessoas que não tomaram a vacina AstraZeneca e outros 263.497 referentes à CoronaVac.

De acordo com especialistas, apenas com as duas doses da vacina é que a pessoa cria a imunidade para não desenvolver formas graves da covid-19.

Neste sábado, o governador de São Paulo, João Dória, tomou a segunda dose da vacina contra a covid-19 e incentivou as pessoas a comparecerem aos locais de vacinação para receber a segunda dose de suas respectivas vacinas.

“Muito feliz por estar recebendo hoje a segunda dose da vacina do Butantan, a vacina do Brasil, a vacina da vida. Daqui a 14 dias, estarei imunizado, assim como milhões de brasileiros que já tomaram a segunda dose da vacina. Toda vacina aprovada pela Anvisa é uma boa vacina. Por favor, os que podem, se vacinem. É isto que garante a vida e sua proteção”, destacou Doria.

Atualmente, na região de Araçatuba, estão sendo utilizadas duas vacinas, a CoronaVac e AstraZeneca. No caso da CoronaVac, a segunda imunização ocorre apenas 15 dias após a primeira. Já a AstraZeneca tem um intervalo de 90 dias entre uma dose e outra. Todos os vacinados possuem no cartão de vacinação a indicação da data para aplicação da segunda dose e devem ficar atentos a esta informação.

Novas doses

O Departamento Regional de Saúde de Araçatuba recebeu ontem novas doses de vacina que chegaram no final da tarde ao município. As doses foram escoltadas por policiais militares do 2º Batalhão de Polícia de Choque desde à Capital Paulista.

Neste sábado, está sendo a distribuição destas doses para 40 municípios da região de Araçatuba. O trabalho de deslocamento das doses para cada cidade está sendo acompanhado por policiais militares da região.

Vacinados

Até esta sexta-feira, foram aplicadas 92.201 doses de vacinas contra a covid-19 no município de Araçatuba, sendo que 61.290 se referem à primeira dose e 30.911 à segunda.

Quase 31% da população tomou a primeira dose da vacina e apenas 15,6% tomou a segunda dose.

Já no estado de São Paulo, já foram aplicadas 17.969.377 doses da vacina. 12.131.892 paulistas tomaram a primeira dose e 5.837.485 tomaram a segunda.

Até aqui, pouco mais de 26% da população do estado tomou a primeira dose, enquanto 12,6% tomou a segunda.

 


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Prefeitura instala placas com indicações de direção erradas para pontos turísticos de Araçatuba

Compartilhe esta notícia!Diego Fernandes – ARAÇATUBA Com o objetivo de fazer indicações turísticas, a prefeitura …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *