20.3 C
Araçatuba
terça-feira, agosto 16, 2022

Delegacias de 14 cidades da região passam por fiscalização-surpresa do Tribunal de Contas

ARNON GOMES – ARAÇATUBA

Delegacias de polícia de 14 cidades da região de Araçatuba passaram, ontem, por fiscalização-surpresa feita por técnicos do TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo). Em todo o Estado, a ação ocorreu em 275 estabelecimentos de segurança da capital, do interior e litoral. O objetivo foi verificar as condições de trabalho e de atendimento à população. Foram fiscalizadas as delegacias de Buritama, General Salgado, Guararapes, Valparaíso, Araçatuba, Birigui, Penápolis, Lins, Castilho, Guaraçaí, Itapura, Lavínia, Mirandópolis e Nova Independência.
Dentre os itens avaliados, estavam condições de acessibilidade, instalações, conforto, limpeza e equipamentos. Representantes do tribunal também verificaram questões funcionais e de pessoal: escalas de trabalho, controle de ponto e efetivo. Por fim, checaram quesitos de uso, controle de equipamentos (viaturas, equipamentos informática, mobiliário, almoxarifado e materiais de consumo) e outras possíveis ocorrências.
Outra medida adotada pelos fiscais foi uma pesquisa de satisfação com servidores e a população atendida. A principal finalidade dessa sondagem foi verificar como as pessoas avaliam os serviços e a infraestrutura dos locais visitados. Todas as informações apuradas irão constar em um relatório preliminar, com fotos e vídeos da ação fiscalizatória, que serão divulgadas pelos Tribunal de Contas.
Também chamadas de ordenadas, estas fiscalizações são realizadas desde 2016 pelo Tribunal de Contas. Feitas de forma surpresa, os agentes de fiscalização saem a campo, de forma concomitante e em tempo real, para avaliar não só a legalidade, mas também a qualidade do gasto dos recursos em políticas e serviços públicos.
Os agentes se deslocam para inspecionar ‘in loco’ diversas áreas da administração pública, como transporte, merenda e material escolar; almoxarifado; tesouraria; creches; hospitais; unidades básicas de saúde; obras públicas; resíduos sólidos, segurança, entre outras.
Procurado pela reportagem, o delegado assistente da Seccional de Araçatuba, Marcelo Curi, disse que todos os quatro DPs (Distritos Policiais) da cidade passaram pela fiscalização. Apesar de ainda não ter o resultado dos trabalhos, ele avaliou positivamente a investida. “Vejo com normalidade. O órgão tem atribuição para fiscalizar e o fez, escolhendo algumas unidades”, disse ele. “Aqui, como é um prédio novo, com móveis novos e equipamentos modernos, foi considerado excelente pelo fiscal”, destacou o delegado de Araçatuba.

 

Ultimas Noticias