20.9 C
Araçatuba
sábado, julho 2, 2022

Defesa Civil de São Paulo emite alerta à população para frente fria partir de hoje

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA

A Defesa Civil do Estado de São Paulo alerta toda a população para uma onda de frio que atingirá o estado a partir desta terça-feira, 17. Segundo dados do Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE), uma massa de ar frio de origem polar deve avançar por São Paulo derrubando as temperaturas, com mínimas previstas de até 1º C, na Serra da Mantiqueira. Na região de Araçatuba pode chegar a 4ºC.

As temperaturas começam a cair a partir de hoje. De acordo com a Climatempo, nesta terça-feira a mínima deve chegar a 9ºC. Nessa segunda-feira, a mínima foi de 17ºC. Já na quarta-feira (18), quinta-feira (19) e sexta-feira (20), a mínima chega a 4 graus.

 

Recomendações

A Defesa Civil Estadual recomenda que as defesas civis municipais permaneçam atentas e reforcem a divulgação de informações para alertar a população, visando a adoção de medidas de autoproteção.

 

Orientações à toda população

A queda abrupta de temperatura intensifica a sensação de frio, aumentando o risco de incidentes e danos à saúde. No frio extremo, as pessoas podem sofrer de hipotermia e, devido à diminuição das chuvas e redução da umidade relativa do ar, doenças que atacam o aparelho respiratório. Crianças e idosos são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio. Mantenha-os agasalhados.

Em consequência das doenças oportunistas que incidem mais no período do frio (gripe, resfriado, pneumonia e meningite), é essencial tomar medidas simples como evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além de higienizar frequentemente as mãos.

“Também recomendamos especial atenção às pessoas mais vulneráveis, como as em situação de rua”, diz nota da Defesa Civil.

Para obter mais orientações sobre o que fazer antes, durante e depois ao período de baixas temperaturas e, também, os demais tipos de desastres, a Defesa Civil mantém o aplicativo Alerta SP, disponível para download nos sistemas Android e IOS.

 

ARAÇATUBA

Vários municípios estão adotando medidas para enfrentar a onda de frio. “Devido à onda de frio que ocorrerá nesta semana, a Secretaria de Assistência Social,  promoverá a ampliação do número de vagas para o acolhimento da população de rua no abrigo institucional a partir do dia 17/05. A equipe de abordagem social também intensificará suas ações com o objetivo de promover informações acerca da onda de frio e da disponibilidade de vagas no abrigo institucional nesse período. A equipe de abordagem também estará entregando cobertores para aqueles que não manifestarem o interesse em pernoitar no abrigo institucional”, informou a Secretaria de Comunicação Social.

 

TRÊS LAGOAS

A cidade de Três Lagoas (MS) também terá queda na temperatura. A previsão é que pode chegar a 10ºC nesta terça-feira, 7ºC na quarta-feira e 9ªC na quinta e sexta-feira.

Com a chegada do frio, aumenta a preocupação com as pessoas em situação de rua, que são as que mais sofrem com o efeito do clima. Na tentativa de acolher este público, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) de Três Lagoas realizou na noite deste domingo (15) a distribuição de cobertores e o convite para que se abrigasse no Centro Pop.

O objetivo da ação é amenizar o efeito do período mais frio para pessoas em situação de rua, mas apesar dos esforços das equipes da assistência social, este público ainda apresenta uma grande resistência em relação ao acolhimento.

Durante a ação realizada neste domingo, as equipes realizaram a abordagem de 11 pessoas e apenas uma delas aceitou o acolhimento. Para os que se recusaram, foram distribuídos cobertores para se aquecerem. Os agentes precisam respeitar a decisão do cidadão se ele optar por permanecer nas ruas.

 

COMÉRCIO

Com a chegada da frio, estabelecimentos comerciais estão investindo em artigos para este período do ano. Cobertores, agasalhos, edredons e outros produtos estão à mostra nas lojas do gênero. Os comerciantes estimam aumento nas vendas de até 30% nesta semana.

 

FRIO – Comércio expõe mantas e vários tipos de agasalhos
ANTÔNIO CRISPIM

 

 

 

 

Ultimas Noticias