Curso vai capacitar mulheres para atuarem como doulas

Prover informação, apoio físico e emocional. Essas são as principais atribuições de uma doula, profissional responsável por auxiliar gestantes durante pré-natal e trabalho de parto. Apesar de pouco conhecida, essa atividade vem crescendo gradativamente. Qualquer pessoa pode ser doula, ou seja, não precisa ser uma profissional ligada à área da saúde, mas é preciso fazer curso específico.

Visando atender essa nova demanda, a empresa Unimaterna oferece pela primeira em Araçatuba a capacitação para as futuras doulas. O curso será entre os dias 1 e 3 de setembro, no Colégio Salesiano. As interessadas devem se inscrever pelo site http://www.unimaterna.com.br.

Com esta formação, as profissionais estarão aptas a orientar e atender gestantes e puérperas nas questões relacionadas a parto e ao aleitamento materno em hospitais, unidades de saúde, consultórios particulares, ambulatórios, grupos de gestantes, na iniciativa privada ou no SUS.

LEI
Em Araçatuba uma lei municipal obriga as maternidades permitirem a presença de doulas, contribuindo ainda mais para atuação dessa profissional. É válido lembrar que uma doula não substitui o acompanhante da parturiente. Pelo contrário, ela ajuda o casal, já que para o pai aquela também é uma experiência nova, e muitas vezes, ele não sabe como ajudar a própria mulher enquanto ela sente as dores das contrações.

BENEFÍCIOS
Estudos comprovam que a presença de uma doula reduz em até 50% nas taxas de cesariana, redução de 20% da duração do trabalho de parto e diminuição em 60% do pedido de anestesia.

PÚBLICO ALVO
Enfermeiras, psicólogas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, técnicos e enfermagem e quais quer outras pessoas que gostem de trabalhar com gestantes e puérperas. Não é necessário formação em nível superior para realização do curso. Informações telefone (18) 99104-6715.

Sidnei Ferreira

Veja também

Associação Comercial projeta milhares de pessoas no calçadão e aumento de até 7% nas vendas no Natal

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA As lojas de Araçatuba começam a atender em horário especial a …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *