Crianças não imunizadas contra a covid representam mais de 12% da população de Araçatuba

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

Mais de 24 mil crianças em Araçatuba aguardam pela liberação da vacina contra a covid-19. Atualmente, 24.394 pessoas, que possuem de 0 até 12 anos incompletos, estão fora dos grupos de imunização contra a doença na cidade. Isso representa 12,24% da população do município.

A espera, porém, pode estar próxima de terminar. A Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, aprovou, na última quinta-feira (16), o uso da vacina da Pfizer em crianças de 5 a 11 anos de idade.

Nesta sexta-feira (17), durante coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, o governador de São Paulo, João Doria, afirmou que o estado vai negociar diretamente com a farmacêutica Pfizer para adquirir a vacina contra a covid-19 destinada ao uso pediátrico.

“Ontem orientei o nosso secretário da Saúde, Jean Gorinchteyn, e a Regiane de Paula, que é a coordenadora do PEI (Programa Estadual de Imunização) a procurarem a Pfizer e negociarem a aquisição da vacina da Pfizer para aplicação em crianças na faixa etária de 5 a 11 anos, independentemente do Ministério da Saúde e do Programa Nacional de Imunização”, disse em coletiva de imprensa no dia de ontem.

De acordo com o chefe do executivo estadual, São Paulo tem condições financeiras suficientes para garantir a imunização para toda a sua população.

“A orientação foi imediatamente dentro dos preceitos legais fazer inclusive a aquisição da vacina, independentemente do Programa Nacional de Imunização. Nós temos recursos em caixa e a orientação foi para que possamos vacinar. Isso representa 8 milhões de crianças nessa faixa etária aqui no estado de São Paulo”, completou Doria.

Nesta sexta-feira (17), o STF deu prazo de 48 horas para que o governo federal se manifeste sobre a inclusão das crianças de 5 a 11 anos no Plano Nacional de Imunização. O prazo foi dado pelo Ministro Ricardo Lewandowski.

 

Veja também

Para melhorar acolhimento Prefeitura e hospital anunciam reabertura da “Ala Covid”

DA REDAÇÃO – CASTILHO Na manhã desta segunda-feira (24), o prefeito Paulo Boaventura, ao lado …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.