24.1 C
Araçatuba
quarta-feira, agosto 17, 2022

Contas de energia sofrem queda no preço devido à diminuição do ICMS pelo governo federal

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

De acordo com informações da CPFL, empresa concessionária do serviço de energia elétrica em boa parte dos municípios da região de Araçatuba, as contas de energia deverão ter uma queda, em média, de 6% para o consumidor médio após a diminuição do ICMS feita pelo governo federal.

Além disso, haverá outro motivo para queda no preço da energia elétrica, já que o ICMS não será mais cobrado em cima do uso do sistema de distribuição, que passa a ser isento de tarifa. Agora, o imposto estará apenas sobre a tarifa de energia em si.

Uma simulação feita com cliente residencial em um município com distribuidora da CPFL, apontou que com um consumo de, por exemplo, 285 kWh, uma conta que seria de R$ 256 pode baixar para até R$ 211 apenas pela redução de 25% para 17% no valor do ICMS cobrado em cima. A queda observada é de 17%. 

Os clientes que devem perceber mais a queda são aqueles que consomem acima dos 200 kWh, já que alíquota para aqueles que usam entre 90 kWh e 200 kWh já é de 12%, enquanto o imposto nem é cobrado para quem consome menos de 90 kWh.

As alterações no ICMS ocorrem após sanção da lei complementar 194, pelo Governo Federal, e anúncio da mudança pelo governo do Estado de São Paulo, no final de junho. As contas emitidas a partir de 4 de julho já estão considerando essas duas reduções de valor.

“As distribuidoras do Grupo CPFL seguem as determinações e legislações federais e estaduais, e assim que as mudanças foram oficializadas em São Paulo iniciamos o processo de incorporação dessas alterações legais nas faturas dos clientes. Esse alívio vai ser percebido por boa parte dos nossos clientes a partir de julho”, disse Rafael Lazzaretti, diretor comercial das distribuidoras da CPFL Energia, em nota da assessoria de imprensa do grupo. 

 

Ultimas Noticias