Consultor da CPFL alerta para cuidados na instalação de iluminação de Natal

Diego Fernandes – Araçatuba

Faltando cerca de 1 mês para o Natal, já é possível ver muitos locais iluminados com luzes natalinas em Araçatuba. Desde residências, empresas, comércios, dentre outros estabelecimentos e locais, vários já contam com os enfeites e os chamados pisca-piscas que fazem o colorido desta época do ano.
Para quem ainda não instalou os seus enfeites de Natal ou pretende comprá-los, o consultor de negócios da empresa CPFL Paulista, concessionária do serviço de energia elétrica em Araçatuba, Kléber de Almeida Araújo, lembra que é importante verificar se o local onde será instalada a iluminação suporta uma carga a mais de energia.
Em entrevista, por telefone, à Clube FM 96,3 Araçatuba e ao jornal O LIBERAL, o consultor também lembra que é necessário e mais seguro desligar o circuito elétrico antes de fazer a instalação.
“Antes de ligar qualquer coisa, desligar o circuito ali onde vai estar trabalhando para evitar o choque elétrico”, disse. ‘Quando a pessoa vai fazer a instalação de uma iluminação natalina, ela tem que ver se a casa dela suporta hoje instalar uma carga a mais, se é uma iluminação adequada, segura, para estar ligando junto às suas tomadas”, seguiu Araújo.
Nem sempre há uma grande estrutura elétrica nos espaços, que por vezes não oferecem tantas tomadas quanto seriam necessárias. Neste caso, muitas pessoas acabam usando os benjamins para conseguir ligar todos os aparelhos eletrônicos e lâmpadas necessárias. Kléber Araújo afirma que este tipo de prática pode ser perigosa se houver exagero.
“Outra das coisas que a gente percebe muito é a utilização de benjamim, e isso precisa ter um cuidado porque ele tem um limite de carga de acordo com a sua tomada. Então ele não pode fazer emenda de fios no circuito, não utilizar um benjamim junto com o outro, porque ele pode estar extrapolando aquela corrente que ele suporta e pode haver também um acidente elétrico, e normalmente esse tipo de acidente ocasiona incêndio, isso é muito preocupante”, lembra o consultor.
Manter os pisca-piscas longe da água e não instalar os equipamentos estando com algum membro do corpo molhado são outras dicas importantes e que podem evitar acidentes, segundo Kléber Araújo.
“Nunca faça instalações próximas a piscinas ou áreas alagadas e nem quando estiver com as mãos ou pés molhados porque é um perigo, água e energia elétrica não combinam. Em áreas sujeitas a chuvas usem modelos de pisca pisca resistentes à água. Sempre adquirir produtos certificados, com selo do Inmetro”, lembrou.
Da mesma forma, Kléber afirma que é necessário tomar cuidado ao aproximar as lâmpadas do pisca-pisca de objetos inflamáveis.
“A gente pede para evitar contato da lâmpada ou enfeites que possam ser inflamáveis, com cortina, tapete. Não liga perto desses locais. Para árvores de Natal, é importante procurar a etiqueta que diz que o produto é resistente a fogo”, disse o consultor, que afirma que este tipo de prática também pode levar a acidentes.
Kléber de Almeida Araújo ainda lembra que, sempre que for possível, um profissional da área elétrica pode ajudar na hora da montagem da iluminação natalina, evitando maiores transtornos.
“Na dúvida, sempre contratar um profissional da área, não se arriscar. Consulte um eletricista de sua confiança, ou engenheiro ou técnico eletricista”, completou.

Economia
Segundo dados da CPFL, as lâmpadas são as grandes vilãs do consumo de energia, representando entre 5% e 15% do consumo em residências e estabelecimentos.
A dica do consultor de negócios da CPFL, Kléber de Almeida Araújo, para manter a economia mesmo com a iluminação de Natal, é desligar os piscas-piscas na hora de dormir ou quando for sair de casa.
“Tudo que você liga na sua residência vai consumir mais energia elétrica, então a sua conta de energia pode vir um pouco mais salgada. Para evitar o uso fora do horário que você quer, desligue. Se vai sair de casa, desligue sua iluminação natalina, desligue seus equipamentos elétricos que não tem necessidade de ficar ligado o tempo todo, então é uma forma de estar economizando”, completou.

Veja também

Central de Agendamento de teste Covid-19 será desativada

DA REDAÇÃO – TRÊS LAGOAS A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que devido ao …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *