ANÚNCIO - Vice-governador Rodrigo Garcia anuncia retomada da economia

Comércio, shoppings e igrejas podem reabrir neste domingo

Compartilhe esta notícia!

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

A região de Araçatuba poderá reabrir o comércio e os shoppings a partir deste domingo, dia 18. A medida também é válida para todas as regiões do estado de São Paulo. Na tarde desta sexta-feira, o vice-governador do estado, Rodrigo Garcia (DEM) anunciou a recém-criada “Fase de Transição” do Plano São Paulo, para permitir a retomada das atividades econômicas mesmo durante a pandemia.
Em coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo (SP), feita no início da tarde de ontem, foi anunciada a fase de transição que permitirá também a reabertura de restaurantes, lanchonetes, salões de beleza e academias a partir do próximo final de semana.
Na fase de transição também voltam a ser permitidos os cultos religiosos. A fase vermelha, que estava em vigor até então, já havia permitido a volta dos eventos esportivos profissionais no último final de semana.
Esta fase ainda seguirá em regra única para todo o estado nas próximas duas semanas. A partir de então, será feita regionalização como estava sendo feito até o começo de março, com cada região em uma fase da flexibilização a partir da fase laranja, a próxima do Plano São Paulo.
“A fase de transição é necessária para que possamos dar passos seguros adiante sem o risco de retroceder. O apoio da população nesse novo momento da pandemia continua sendo fundamental. Não é hora de baixarmos a guarda”, afirmou o Vice-Governador e Secretário de Governo Rodrigo Garcia em entrevista coletiva nesta sexta-feira.
Como fica
A partir de domingo, dia 18, as lojas do comércio e os shoppings estão autorizados a funcionar com atendimento presencial das 11h às 19h, a medida vale para as regiões de Araçatuba, Lins, e para todas as demais do estado. Será a volta das atividades comerciais, que estão fechadas há 43 dias em território paulista.
Passam a ser permitidos também os cultos religiosos, missas, e demais reuniões ecumênicas. Todas as atividades liberadas só poderão contar com 25% de público em relação à capacidade dos estabelecimentos, com o objetivo de seguir evitando aglomerações. Neste caso, as atividades religiosas também devem ser realizadas entre 11h e 19h.
A partir do dia 24 de abril, os restaurantes, lanchonetes, barbearias, salões de beleza, parques, clubes e as atividades culturais voltam a ficar permitidas também dentro deste horário das 11h às 19h. A restrição de público é a mesma, de apenas 25%.
Já as academias de esporte terão um horário diferenciado e poderão atender ao público em dois turnos: das 7h às 11h e das 15h às 19h.
O toque de recolher segue valendo em todo o estado entre 20h e 5h durante as próximas duas semanas em que vai valerá a fase de transição do Plano São Paulo. Neste período não é recomendável a circulação de pessoas pelas ruas, com exceção daquelas que estiverem em serviço ou deslocamento para tal.
A recomendação para o teletrabalho em atividades administrativas e para o escalonamento para o horário de entrada e saída do comércio, serviços e indústrias segue valendo.
A próxima atualização do Plano São Paulo está marcada para o dia 1º de maio, quando deve ser anunciada a regionalização do plano, com maiores ou menores restrições para as 17 regiões administrativas do estado, a depender dos números da pandemia em cada uma delas.
Queda nos números da pandemia
O motivo da flexibilização das atividades econômicas foi uma queda nas internações e diminuição da ocupação hospitalar.
De acordo com o governo estadual, as medidas da fase vermelha, o aumento dos leitos hospitalares e o avanço da vacinação, fizeram com que houvesse uma queda de 1,4% por dia em novas internações, além de uma queda de 0,8% de internações ao dia nas UTIs de pacientes com casos mais graves de covid-19.
Na região de Araçatuba, o índice de ocupação das UTIs ainda é alto, com 94,2%, porém nas enfermarias, o índice está mais baixo, em 71,5%.
Já na região de Bauru, da qual pertence Lins, os índices estão mais baixo, com ocupação de UTIs em 90,6% e de enfermarias de 62,6%. (Com informações do Governo de São Paulo)

MEDIDAS – Flexibilização de atividades começa na segunda-feira, dia 18 de abril

Compartilhe esta notícia!

Veja também

Financiamento imobiliário em Birigui cresce 12,99% e supera R$ 729 milhões no mês de fevereiro

Compartilhe esta notícia!DA REDAÇÃO – BIRIGUI   O financiamento imobiliário do sistema bancário de Birigui …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *