ESPECIAL - Comércio abre das 9h às 21h nesta sexta (11), em Araçatuba

Comércio e restaurantes vão manter horário atual de funcionamento até 30 de junho de 21

Compartilhe esta notícia!

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA

A fase de transição do Plano São Paulo foi prorrogada por mais 15 dias e atingirá o final do mês de junho. O anúncio foi feito no início da tarde de ontem, pelo governador João Doria (PSDB), em entrevista coletiva, na Capital Paulista.

Com isso, os estabelecimentos comerciais de todo o estado, incluindo das regiões de Araçatuba e Andradina, seguirão podendo funcionar das 6h às 21h até o dia 30 de junho, o que inclui comércio de rua, shoppings, restaurantes, salões de beleza, academias, dentre outros tipos de serviços, como cinemas, teatros, dentre outros.

A capacidade máxima de público de todos estes locais segue em 40%, a mesma que já estava em vigor. Este índice também vale para os templos religiosos. Em todos os locais, devem ser seguidas as regras de distanciamento social, utilização de máscara e de álcool em gel por parte de colaboradores, consumidores e fieis, no caso dos templos.

Também fica estendido pelo mesmo período, até o final do mês, o toque de recolher em todo o estado das 21h às 5h.

“Devido ao aumento dos índices da pandemia, sobretudo em algumas áreas localizadas aqui do estado de São Paulo, o Centro de Contingência decidiu prorrogar por mais duas semanas a atual fase de transição. É uma medida de cautela e de proteção de vidas, e temos a certeza de que estamos evoluindo de forma segura nas próximas semanas”, afirmou Doria em coletiva.

O Centro de Contingência recomendou que os municípios com taxa de ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) acima de 90% estão autorizados a avaliar a necessidade de adotar medidas mais restritivas do que as regras estabelecidas na fase de transição do Plano São Paulo.

“O Centro de Contingência vê com preocupação o momento da pandemia, com uma elevação ainda que numa velocidade pequena do número de internações hospitalares e de UTI, e por isso recomendou avaliação de cada município com mais de 90% de ocupação dos leitos de UTI”, reforçou o coordenador executivo do centro de contingência da covid-19, João Gabbardo.

A taxa de ocupação de UTIs na área do Departamento Regional de Saúde de Araçatuba, nesta quarta-feira (9), estava em 74%. Nas enfermarias, o índice de ocupação é de 58,4%.

Já a taxa de ocupação de UTIs por pacientes graves com covid-19 está em 82,1% no Estado. O total de internados em UTIs era de 11.189 em todo o Estado, com outros 13.358 pacientes em vagas de enfermaria.

Dia dos namorados

Com a extensão da fase de transição do Plano São Paulo, as lojas da região seguem com o plano de horário especial para o dia dos namorados entre esta sexta-feira (11) e sábado (12).

Em Araçatuba, por exemplo, o comércio poderá abrir das 9h às 21h na sexta e das 9h às 16h no sábado. Já em Andradina, as lojas funcionarão das 9h às 20h na sexta-feira, e das 9h às 16h no sábado.

Em ambas as situações devem ser respeitados todos os protocolos de segurança para abertura de estabelecimentos comerciais, assim como já vem ocorrendo no horário comum durante o dia.

 

 


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Policiais municipais e militares doam sangue no Hemocentro de Araçatuba

Compartilhe esta notícia!DA REDAÇÃO – BIRIGUII Integrantes da Polícia Municipal e da 4ª Cia da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *