22.6 C
Araçatuba
quarta-feira, maio 25, 2022

Comércio de Araçatuba se preocupa com “quarta onda”, mas mantém otimismo para vendas em 2022

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

As expectativas para o desempenho do comércio varejista em Araçatuba em 2022 seguem otimistas, porém, ganharam uma preocupação com a quarta onda de casos da covid-19, iniciada após o período do Natal em 2021.

Ao menos, é o que diz o presidente do Sincomércio, o Sindicato do Comércio Varejista de Araçatuba, Gener Silva, que discutiu o assunto em reunião virtual com representantes da Fecomércio SP, a Federação do Comércio do Estado, da qual é vice-presidente.

“Ontem tive reunião virtual com a Fecomércio, um dos assuntos da pauta foi exatamente a perspectiva do comércio esse ano. Em dezembro tínhamos uma ideia de que 2022 ia ser o ano da redenção e que iríamos nos refazer dos prejuízos. Mas essa quarta onda mudou as perspectivas, que foram diminuídas pelo temor da pandemia”, afirmou Gener Silva em conversa por telefone com a reportagem do jornal O LIBERAL REGIONAL.

Ele crê que, mesmo esta onda sendo menos grave devido à vacinação da população e ao fato da variante ômicron ser menos com prometedora, a pandemia pode diminuir um pouco as perspectivas de recuperação do comércio por causar abatimento em consumidores e lojistas. Gener Silva, porém, ainda afirma que este ano será melhor do que o passado para o comércio.

“Mesmo não sendo tão grave, ela abate um pouco os consumidores e os empresários. A recuperação do comércio que estava prevista para ser otimizada em 2022, ela foi diminuída, mas mesmo assim a perspectiva não é ruim, ela é positiva em relação ao ano anterior”, completou.

Segundo o dirigente, tão logo esta onda diminua seu fluxo de contaminações, o comércio deverá retomar os mesmos índices de otimismo do final do ano passado.

Horários

Na última semana, o Sincomércio definiu em convenção coletiva junto ao Sincomerciários, o Sindicado dos Empregados do Comércio de Araçatuba, os horários de funcionamento das lojas em 2022. Mais uma vez os estabelecimentos vão funcionar em alguns feriados em horário especial, e haverá também períodos maiores de abertura próximos de datas importantes, como semana do consumidor, dia das mães, dos pais, das crianças e Natal.

De acordo com acordo firmado e já publicado no Diário Oficial do município pela prefeitura, Araçatuba terá comércio aberto nos feriados de Tiradentes (21 de abril), Corpus Christi (16 de junho), Revolução Constitucionalista (9 de julho), Independência (7 de setembro), Dia de Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro), Proclamação da República (15 de novembro) e Aniversário de Araçatuba (2 de dezembro). Em todas essas datas, o comércio poderá abrir das 9h às 15h, respeitando o pagamento de 100% de hora extra para funcionários, mais o fornecimento da refeição.

Além disso, já ficou definido que na Semana do Consumidor, no mês de março, o comércio terá horário especial das 9h às 22h nos dias 10 e 11 (quinta e sexta), e das 9h às 18h no dia 12, que é sábado. O mesmo ocorre no Dia das Mães, com horário das 9h às 22h nos dias 5 e 6 de maio (quinta e sexta), e das 9h às 18h no dia 7 (sábado).

O Dia dos Namorados terá abertura especial na sexta, dia 10, das 9h às 22h; no sábado, dia 11, das 9h às 18h. No Dia dos Pais, o comércio abre na sexta, dia 12, das 9h às 22h, e no sábado, dia 13, das 9h às 18h. Já no Dia das Crianças, a abertura será no dia 11, terça, das 9h às 22h, além da abertura na quarta, dia 12, dia do feriado, das 9h às 15h.

Ainda haverá abertura especial na sexta-feira da Black Friday, dia 25 de novembro, das 9h às 22h, e no sábado seguinte, dia 26, das 9h às 18h.

O período de abertura do Natal será de 7 a 23 de dezembro, com lojas abrindo de segunda à sexta, das 9h às 22h, aos sábados das 9h às 18h, e aos domingos das 9h às 15h.

 

Ultimas Noticias