14.1 C
Araçatuba
quarta-feira, agosto 10, 2022

Clínica veterinária atenderá a partir de agosto com 30% do potencial

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

A Clínica Veterinária do programa Meu Pet, inaugurada em Araçatuba na manhã desta quinta-feira (30), entrará em funcionamento “em 40 dias”. Pelo menos, esta é a informação passada por membros do poder executivo. Apesar de ser um projeto estadual, caberá à prefeitura a operação do serviço, como a contratação de profissionais e a organização do atendimento.

De acordo com o informado durante a inauguração, um plano de trabalho está sendo elaborado e a expectativa é de que o serviço passe a funcionar em agosto, em um prazo de 40 dias a contar desta quinta, dia da inauguração. Inicialmente, o potencial de atendimento será de 30% da capacidade, aumentando gradativamente até a totalidade.

A inauguração da clínica contou com a presença do governador Rodrigo Garcia (PSDB), do deputado federal Geninnho Zuliani (União Brasil), do deputado estadual Itamar Borges (MDB), além de autoridades municipais como prefeitos da região de Araçatuba, além de vereadores. 

A clínica atenderá cães e gatos em um prédio de 594 metros quadrados, com estrutura como consultórios médicos, sala de internação, centro cirúrgico, medicação, triagem, farmácia e laboratório de análises clínicas. 

Haverá também espaço para atendimento de urgência e emergência, além de equipamentos para exames de raio-x e ultrassom. 

A intenção é realizar, inicialmente, pelo menos 240 consultas, 30 cirurgias e 30 atendimentos de urgência e emergência por mês no local, a um custo que chegar próximo aos R$ 100 mil mensais. A capacidade de atendimento total será de 800 consultas, 100 cirurgias e 100 atendimentos de urgência e emergência. 

Segundo informação passada pelo governador Rodrigo Garcia durante coletiva de imprensa no evento, o atendimento da Clínica Pet será prioritariamente para o público carente da cidade. 

“A clínica vai cuidar dos pets de Araçatuba, uma parceria do governo de SP com o município. O investimento é de mais de R$ 5 milhões, que vai atender com toda a qualidade os pets de Araçatuba, principalmente aqueles da população carente, que não tem dinheiro para levar o seu animal em um veterinário particular e vai todo o atendimento com qualidade”, afirmou. 

A Clínica Pet fica na rua Dr. Luiz de Almeida, esquina com a Junqueria Freire, no bairro Paraíso, próximo ao Centro de Controle de Zoonoses do município. 

De acordo com a veterinária Rebecca Politti, que é coordenadora de defesa da saúde animal da secretaria de estado da saúde, a clínica também servirá para desenvolvimento de alunos de cursos universitários de medicina veterinária. 

“Quem vai administrar a clínica inicialmente são universidades, é uma parceria também para servir como hospital escola. Assim a gente consegue fomentar o estudo da medicina veterinária ao mesmo tempo que oferece o atendimento dos animais”, afirmou. 

 

CARENTE – Governador Rodrigo Garcia afirma que atendimento será proritário para pets de pessoas carentes
Crédito: Diego Fernandes

 

Ultimas Noticias