DECORAÇÃO - Já é Natal no comércio da região; lojas já estão decoradas desde novembro para a data

Cidades da região iniciam nesta semana abertura noturna do comércio para o Natal

Diego Fernandes – Araçatuba

A partir desta semana, algumas cidades da região já começam a abrir as lojas do comércio em horário especial visando o período natalino. Considerada a principal data do ano para o comércio, o Natal costuma movimentar consumidores durante todo o mês de dezembro e até em janeiro, para trocas de presentes e durante as queimas de estoque.
As cidades de Birigui e Araçatuba serão as primeiras a adotar o novo horário e já começam a agitar o período noturno a partir desta semana. Andradina e Três Lagoas começam a abrir suas lojas durante a noite na semana que vem.
O primeiro local de comércio aberto em horário especial será Birigui. A cidade, de pouco mais de 126 mil habitantes, inicia o seu horário especial já nesta segunda-feira, dia 6. As lojas na cidade ficarão abertas das 9h às 22h nos dias úteis, de segunda à sexta-feira.
Aos sábados, mais especificamente nos dias 11 e 18 de dezembro, a abertura será das 9h às 16h. As informações foram passadas pela Associação Comercial e Industrial de Birigui, que informou também que neste ano não haverá abertura do comércio aos domingos, como ocorreu em anos anteriores.
Na próxima quarta-feira, dia 8, haverá o feriado de comemoração do aniversário de 110 anos de Birigui, neste dia as lojas do comércio estão autorizadas a funcionar, porém apenas das 9h às 14h. Na véspera do Natal, dia 24, o comércio abre das 9h às 16h, e na véspera do Ano Novo, das 9h às 14h.
Em Araçatuba, o horário especial do comércio passará a funcionar a partir do dia 7, terça-feira. Segundo a Associação Comercial e Industrial de Araçatuba, o horário estendido servirá para que o público, de quase 200 mil habitantes, tenha mais comodidade para as compras de final de ano na cidade.
Durante os dias de semana, entre segunda e sexta-feira, o horário de abertura das lojas será das 9h às 22h. A medida vale para os estabelecimentos do centro comercial e também dos bairros.
Aos sábados, dias 11 e 18, o horário de abertura será das 9h às 18h, e haverá também funcionamento aos domingos, dias 12 e 19, das 9h às 15h.
Na véspera de Natal, dia 24, o comércio funcionará das 9h às 18h, enquanto na véspera de Ano Novo, dia 31, a abertura será das 9h às 16h.
Dentre as cidades da região, Araçatuba é a que terá maior período de abertura das lojas, incluindo até os domingos. Segundo a ACIA, Araçatuba é polo regional comercial e recebe clientes de toda a região, por isso o horário será mais estendido.

Semana que vem
Em Andradina, o comércio passará a funcionar em horário especial apenas na próxima semana, na segunda-feira, dia 13 de dezembro.
Segundo representantes do comércio local, as lojas na cidade também vão abrir das 9h às 22h de segunda à sexta até o dia 23 de dezembro, a exemplo do que ocorrerá em Araçatuba e Birigui.
Para o sábado, dia 18, as lojas devem abrir das 9h às 16h. Já aos domingos, as lojas não abrem.
Já em Três Lagoas, o funcionamento em horário especial começará no mesmo dia de Andradina, no dia 13 de dezembro. As lojas vão abrir de segunda à sexta-feira, das 8h às 22h.
Aos sábados, haverá abertura especial também das 8h às 16h, mesmo horário da véspera do Natal, no dia 24 de dezembro.

Estimativa
Neste ano, por exemplo, é previsto para esta data um lucro estimado em R$ 68,4 bilhões para o varejo, segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e o Serviço de Proteção ao Crédito, em parceria com a empresa especialista em pesquisa de mercado Offer Wise.
Ainda segundo o levantamento, cerca de 123,7 milhões de consumidores vão às compras nessa época natalina, e isso é um reflexo direto dos avanços da vacinação contra a covid-19.
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, para atender as altas demandas esperadas para este ano, os varejistas devem recrutar 73,1 mil trabalhadores temporários.
Com isso, a média de desempregados irá diminuir durante o feriado, o que repercutirá diretamente nas vendas de final de ano do varejo.

MOVIMENTAÇÃO – Mais de 123 milhões de consumidores devem ir às compras neste Natal no país

Veja também

Araçatuba bate novo recorde de infecções em 24 horas pela Covid-19

Araçatuba bateu novo recorde de casos positivos de Covid-19 em apenas 24 horas. Foram constatadas …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *