21.5 C
Araçatuba
terça-feira, agosto 16, 2022

Cerca de 800 alunos voltaram às aulas nesta semana no Colégio De Angeles; direção prepara lançamento de livro

Diego Fernandes – Araçatuba

Nesta semana, boa parte dos alunos da rede particular de ensino retornou às aulas em Araçatuba. No Colégio De Angeles, localizado na avenida Saudade, cerca de 800 crianças e adolescentes do ensino infantil, fundamental, médio e integral, retornaram ao convívio escolar após o período de férias e recesso de final do ano.
O retorno não foi uma novidade após o início da pandemia de covid-19, já que desde meados de setembro de 2021, a maior parte dos alunos já havia retornado. Mesmo assim, a diretora do colégio, Clari De Angeles, ressaltou o preparo da escola para receber os estudantes no último dia 24, no primeiro dia de aula do ano.
“Nós estamos com todo o protocolo de segurança por causa da covid. Como o colégio é muito grande e os espaços são amplos e arejados, nós não vamos ter problemas. As salas também são grandes, bem arejadas, então estamos bem preparados”, afirmou a diretora.
Mesmo comemorando as aulas presenciais com 100% dos alunos, Clari De Angeles faz questão de lembrar que o programa Google For Education, uma exclusividade de seu colégio, salvou o período de aulas remotas. Ela diz que, por já estar se adaptando às novas tecnologias há uma década, a implantação do programa, há 5 anos, já deixou alunos e pais familiarizados com o sistema que passou a ser obrigatório durante a pandemia.
“Há 5 anos atrás nós colocamos o Google For Education na escola, foi uma previsão, porque quando aconteceu a pandemia nós já estávamos preparados para ter aula online, os alunos já estavam preparados, então nós não tivemos dificuldade na pandemia de ter essas aulas à distância. Eles não tiveram problema, tem famílias que falam ‘Meus filhos continuaram o estudo como se tivesse em aula presencial, foi um sucesso, foi um aprendizado para todos’. Teve mãe que amou a educação infantil online”, explicou Clari De Angeles.

Bilíngue
Outro programa destacado pela diretora do Colégio De Angeles foi o programa bilíngue. Implantando há 3 anos, o programa que tem como função colocar o estudante no mundo do inglês, tem trazido ótimos resultados, segundo ela.
“O nosso programa bilíngue nós já estamos no terceiro ano e tem sido um sucesso. Nós já atingimos 220 alunos, todos sendo preparados para falar fluentemente. Eles têm de 12 a 14 horas de aulas de inglês por semana. Os alunos que iniciaram conosco e hoje estão no terceiro ano ou quarto ano já estão muito bem. Eles falam, entendem qualquer diálogo, assistem filmes, vídeos, estão falando fluentemente. Eles têm aula de história, geografia, matemática, tudo em inglês”, explicou.
Clari de Angeles ainda ressalta que, na educação infantil, 100% dos estudantes do colégio já são apresentados à língua inglesa através de canções e brincadeiras.
“Fora o programa bilíngue, já há quase 10 anos na nossa educação infantil a gente vem colocando muitas músicas em inglês, comandos em inglês, então a criança já vai aprendendo a ouvir, através do lúdico”, disse.

História
Fundado em 1970, o Colégio De Angeles já se chamou Colégio São Judas Tadeu, mas há 10 anos passou a ser De Angeles, levando o sobrenome de sua diretora e administradora.
Clari conta que a escola foi fundada por sete professoras do magistério e foi adquirido por ela nos anos 80.
“A escola foi fundada por sete professoras do magistério, elas eram professoras da rede estadual, muito dedicadas, e elas montaram uma escola de ponta, diferente do que havia nos anos 70, com foco em artes, em muita leitura. Dessas sete elas foram saindo aos poucos, então eu adquiri da Dona Maria Conceição Mota, e eu estou aqui nesses anos todos, há 38 anos”, disse. “Tinha 120 alunos, foi crescendo, conquistando seu espaço, muita credibilidade das famílias araçatubenses, tivemos professores excelentes da cidade, famílias das mais tradicionais da cidade”, completou.

Livro
Está previsto para o primeiro trimestre deste ano o lançamento de um livro sobre os 50 anos do Colégio De Angeles, que foram completados em 2020. Por causa da pandemia, a publicação acabou sendo adiada, conforme explica a diretora.
“Nós vamos para 52 anos, com 50 anos foi a pandemia, nós já lançamos nosso livro, mas para imprimir, para redigir teve alguns transtornos e demorou um pouco, mas ele já está na gráfica, já saindo do forno, e nós vamos distribuir exemplares na cidade e um certo número nós vamos dar para a campanha do combate ao câncer”, afirmou a diretora Clari De Angeles, que espera já fazer o lançamento da publicação no mês de fevereiro.

LANÇAMENTO – Diretora Clari De Angeles afirma que livro sobre 50 anos do colégio será lançado em fevereiro
RETORNO – Estudantes retornam às aulas seguindo protocolos de segurança contra a pandemia

Ultimas Noticias