Um incêndio destruiu uma residência localizada na rua Tereza de Souza Costa, no bairro Jardim Morumbi, em Araçatuba. No local, moravam um idoso de 86 anos de idade e a filha, de aproximadamente 60. Ela dormia no momento que o fogo começou e foi socorrida com uma queimadura no braço até o Pronto-Socorro Municipal.
“Olha lá, parece que ‘ tá’ saindo mais fumaça branca da casa”. As palavras são de Mário Ito, proprietário do imóvel queimado pelas chamas. Aos seus 86 anos e com forte sotaque japonês, ele não acreditava no que via logo à sua frente. Teve que ser amparado pelas equipes do Corpo de Bombeiros, já que queria a qualquer custo entrar na casa, que àquela altura já estava condenada pela força do incêndio. O idoso foi chamado pelos vizinhos enquanto trabalhava em uma igreja budista que fica a poucos metros de distância de onde morava.
O incêndio começou por volta das 8h30 de quarta-feira (12). Uma vizinha percebeu a fumaça que saía do interior do imóvel. “A vizinha veio me chamar que estava saindo fumaça da casa do seo Mário. Eu olhei e já vi que estava saindo fogo pela janela. Foi, então, que eu peguei o meu celular e liguei para os Bombeiros”, contou à reportagem Dolores Garcia Carvalho, vizinha do imóvel.
A moradora teve que ser socorrida por uma unidade do Resgate. Ela foi encaminhada até o Pronto-Socorro Municipal com uma queimadura no braço, além de ter inalado muita fumaça. Ela recebeu atendimento médico, foi medicada e liberada algumas horas depois.
As primeiras equipes chegaram até o endereço poucos minutos depois e começaram a controlar as chamas do lado externo da residência. A grande dificuldade encontrada foi a quantidade de objetos acumulados no interior da casa.
“Trata-se de uma residência geminada. O incêndio se concentrou em um local isolado da casa. Lá dentro havia muito material, muito entulho, o que dificultou até chegar ao foco do incêndio”, comentou o tenente do Corpo de Bombeiros, Romel Chaparro.
Cerca de 30 minutos depois, o fogo foi controlado. Os bombeiros entraram no imóvel e começaram a fazer o rescaldo no interior da residência. A parte estrutural foi abalada por conta do fogo, por isso a Defesa Civil decidiu interditar a construção.
“O incêndio foi controlado bem rápido. O rescaldo demorou um pouco mais, tendo em vista a quantidade de objetos no interior da residência. O imóvel ficou muito queimado, teve abalo estrutural e a Defesa Civil foi acionada para fazer a interdição”, concluiu o tenente.
CAUSAS
As hipóteses do que pode ter causado o fogo são muitas. De acordo com informações apuradas pela reportagem do jornal O LIBERAL REGIONAL, a moradora teria acendido uma vela, que pode ter caído e desencadeado o alastramento das chamas.
Mas segundo o pai dela, o gás da casa havia acabado há cerca de 20 dias e a filha cozinhava com lenha. “Eu falava para ela comprar o gás. Eu tinha um botijão cheio e falava para ela usar, mas não adiantava. Ela falava que ia comprar e não comprou”, revelou o idoso.
O local foi todo isolado até que as equipes dos bombeiros terminassem de fazer o combate. A perícia técnica esteve presente e um laudo deverá ficar pronto em até 30 dias para apontar as causas das chamas. A Polícia Civil iria abrir inquérito para dar andamento às investigações sobre o caso.
Vitor Moretti
Araçatuba