PEDIDOS - Pais escolhem brinquedos em loja de Araçatuba; setor é líder de vendas no dia das crianças

Brinquedos serão destaque entre as vendas em Araçatuba, segundo dirigente lojista

Compartilhe esta notícia!

Diego Fernandes – Araçatuba

Os brinquedos devem ser o carro-chefe das vendas de dia das crianças no comércio de Araçatuba. A projeção foi feita pelo presidente do Sincomércio, Sindicato do Comércio Varejista de Araçatuba, Gener Silva. Em conversa com a reportagem do jornal O LIBERAL, baseado na experiência de anos anteriores, o dirigente acredita que, influenciados pelos pedidos dos filhos e netos, os pais devem procurar mais as lojas de brinquedos para o presente relacionado à data.
Segundo o presidente do Sincomércio de Araçatuba, os setores de brinquedos e vestuário infanto-juvenil serão os que mais sentirão o impacto positivo do período de vendas motivado pelo dia das crianças.
“Em um primeiro plano são brinquedos. Seja eletrônicos ou não. E em um segundo plano vem a confecção infantil, com roupas, etc. São os dois segmentos que mais atendem os interesses das pessoas para as compras de produtos infantis”, afirmou.
Já pensando nas possibilidades de aumento de vendas nas principais datas do comércio, os sindicatos representantes dos comerciantes e dos trabalhadores do comércio, Sincomércio e Sincomerciários, colocaram em convenção coletiva o dia 12 de outubro como um dos feriados com permissão para a abertura facultativa das lojas.
Segundo Gener Silva, sem essa decisão na convenção, não seria possível conseguir o alvará junto à prefeitura para abertura dos estabelecimentos. Ele lembra, porém, que o funcionamento das lojas no feriado do dia 12 é opcional.
“Calçadão geralmente abre. O que nós fizemos na convenção é estabelecer uma condição de poder abrir quem quiser, porque se não tem não pode abrir, porque não teria alvará, e também porque não teria nada regulamentado entre empresa e funcionário. Quando a gente faz o acordo coletivo tudo isso fica certo”, explicou. “Como nosso centro de compras forte é o calçadão, inclusive vindo gente de fora, este local é o principal foco de vendas”, seguiu projetando que o calçadão deverá ter suas principais lojas funcionando no dia 12 de outubro, no horário das 9h às 15h.
A abertura de lojas na segunda-feira até 22h e também no feriado tem o objetivo, segundo o dirigente, de alcançar aquelas pessoas que costumam deixar as compras para última hora. Assim sendo, os dias com maior movimentação no comércio de Araçatuba devem ser o sábado (9) e a segunda-feira (11), nesta última principalmente no período noturno.

Lojas físicas
De acordo com a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo, as lojas físicas devem superar as vendas do e-commerce para o dia das crianças em 2021. Segundo o levantamento feito pela entidade, a tendência é diferente do ano passado por causa da diminuição da intensidade da pandemia, que fez com que mais clientes pensassem em fazer suas compras apenas pela internet.
Para o presidente do Sincomércio de Araçatuba, Gener Silva, as classes mais altas devem procurar os shoppings e o e-commerce, enquanto as classes menos favorecidas devem buscar suas compras no comércio de rua.
“As pessoas mais humildes geralmente se deslocam para os centros urbanos de compras. A classe econômica mais abastada geralmente procura os shoppings, ou então compra na internet, as pessoas que não tem tanto recurso procuram o calçadão, que é praticamente um shopping a céu aberto”, projetou.
A projeção da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado aponta que 70% das compras em lojas físicas deverão ocorrer nos shoppings. Em Araçatuba, os dois shoppings já se preparam para o crescimento na frequência do público a partir desta sexta-feira.
Ainda segundo o levantamento da Federação, o dia das crianças deve ter um crescimento de vendas de 3% em comparação ao mesmo período do ano passado.


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Speed Park conclui mais uma edição da escolinha de kart

Compartilhe esta notícia!DA REDAÇÃO – BIRIGUI A escolinha de kart é um projeto gratuito, realizado …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *