15.4 C
Araçatuba
quarta-feira, maio 25, 2022

Boas Festas, Qualidade de Vida e Saúde.

 

PAULO AUGUSTO LEITE MOTOOKA

Historicamente, as festas natalinas são celebradas por ocasião da passagem do dia 24 para o dia 25 de dezembro, estendendo por toda semana, por várias nações ao redor do mundo em homenagem a uma tradição religiosa representada pelo nascimento de Jesus Cristo, símbolo do Cristianismo, filho de Deus, e que morreu pela humanidade.
Tradição que não foi adotada por todas religiões, e que originalmente era celebrada pelo nascimento anual do Deus Sol no solstício de inverno, nem também por outros tantos povos que possuem calendário próprio para venerar seus deuses.
Findada as comemorações de Natal, sobrevém o Ano-Novo, data em que os países de cultura ocidental, instituíram o calendário gregoriano como oficial, o qual tem o dia 1º de janeiro como sendo o começo do ano civil. Outros calendários existem mundo a fora, em que as diversas religiões fixam de forma diversa o início do Ano-Novo.
Referida comemoração remonta a 4.000 anos, mas foi no século XVII que os franceses iniciaram e influenciaram essa cultura no mundo, com exceção, por exemplo, dos muçulmanos que festejam no mês de maio, dos judeus no final de setembro e início de outubro e dos chineses quando o Ano-Novo se inicia em fevereiro.
Muitos são os rituais religiosos/espirituais e símbolos (roupas, alimentos, fogos de artifício e oferendas) que marcam esse abrir e fechar de ciclo envolto por celebrações e festas, daí porque a pertinência do Réveillon, palavra de origem francesa, cujo significado – acordar – traz o sentido de uma festa para o despertar do ano novo.
Todo esse costume, tradição e cultura, muito tem a ver com Qualidade de Vida e Saúde.
Ao EU Biológico por marcar o Réveillon de la Saint-Sylvestre, que na capital paulista é simbolizado pela Corrida Internacional de São Silvestre (Papa canonizado Santo) sendo a prova pedestre mais tradicional do Brasil e está na 96ª edição. Pensando ainda em corpore sano, a boa alimentação está presente nas ceias, pois as crenças sugerem a ingestão de grãos, sementes de romã, uva, verdura, carne suína, peixe, macarrão, vinho espumante, tudo muito saudável, mas também nada de ave que cisca para trás (sic), para os mais supersticiosos.
Ao EU Social por favorecer confraternizações entre familiares e amigos, seja na residência, no trabalho, condomínio, etc, com muita música, alegria e diversão, e ainda que restritas pelo distanciamento necessário, sabe-se que o momento é passageiro, que a pior fase está por findar e logo mais tudo voltará ao normal.
Ao EU Psicológico, pois tudo induz a pensamentos, sentimentos e comportamentos positivos, princípios basilares para mens sana.
Finalmente ao EU Espiritual que se liga a um sentimento íntimo existencial, que busca significados e propósitos de viver e a razão da existência no mundo, sem uma crença em um ser Supremo, mas que por suas ritualísticas, assim como as religiosas, sustentam símbolos, significados, crenças e valores das respectivas tradições e cultura.
Sendo assim aproveite as festas Natalinas e o Réveillon para fazer uma atividade física, uma confraternização, uma refeição equilibrada, colorida, saborosa e cheirosa, e busque renovar as esperanças para um futuro de prosperidade e conquistas.
Iniciando 2022, desejo um Feliz Ano Novo com muita Saúde, Paz e Vida Longa com Qualidade.

Coronel PM PAULO AUGUSTO LEITE MOTOOKA
Comandante da Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo
Mestre e Doutor em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública
Bacharel em Psicologia, Direito e Especialista em Direito Ambiental

Ultimas Noticias