Home Cidades Araçatuba Birigui está entre os três maiores produtores de sorgo do Estado de São Paulo, diz IBGE

Birigui está entre os três maiores produtores de sorgo do Estado de São Paulo, diz IBGE

4 tempo de leitura
0
0
122

DA REDAÇÃO – BIRIGUI

O município de Birigui é apontado como o terceiro maior produtor de sorgo do Estado de São Paulo, com colheita anual de 9,6 mil toneladas, ficando atrás apenas de Miguelópolis e Itapetininga, com produções de 17.070 mil toneladas e 9,9 mil toneladas, respectivamente.

Embora os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) para os municípios sejam referentes a 2020, é visível na zona rural de Birigui que a cultura cresce ano a ano.

“Fatores naturais que incidem sobre outras culturas como o milho, por exemplo, e as condições de solo e climáticas tem incentivado o plantio do sorgo nos últimos anos”, observa o diretor do Departamento de Agricultura e Abastecimento da Prefeitura de Birigui, Fábio Moreno Martins.

O preço e garantia de mercado é outro fator que tem feito o plantio crescer. Atualmente a saca de 60 quilos de sorgo é colocada no mercado por uma média de preço de R$ 62.

“O sorgo biriguiense fica basicamente no Estado de São Paulo e é base para a produção de ração animal em granjas de frango, galinhas poedeiras, confinamentos de bovinos, fabricação de ração para outros animais”, disse o diretor do Departamento de Agricultura e Abastecimento.

 

POR TODA PARTE

Martins afirmou que a cultura já é realidade em todos os bairros rurais de Birigui, sendo mais evidenciada nos bairros do Goulart, Casa de Tábuas, Taquari, entre outros onde a cultura do milho já foi evidente.

Para incentivar a cultura, a Prefeitura de Birigui tem contribuído prestando assistência técnica e fornecendo equipamentos agrícolas aos pequenos produtores, pelo programa Patrulha Rural, o qual tem custo simbólico para subsidiar o combustível usados pelos equipamentos.

 

PLANTA RESISTENTE

Com uma janela ampla de plantio – de fevereiro a abril -, o sorgo tem ciclo que varia de 120 a 150 dias, entre plantio e colheita. “A colheita costuma ocorrer entre julho até o final da primeira quinzena de setembro”, explicou o engenheiro agrônomo, Airton Serra, consultor agrícola e produtor de Birigui.

O profissional apontou que para os próximos dois anos a tendência é de aumento na produção de sorgo, tanto em Ton/Hectare, quanto em área plantada no município.

“Embora o valor de mercado ainda esteja aquém do esperado pelos produtores, a expectativa é muito positiva com relação ao aumento nos investimentos feitos pelas multinacionais visando a produção nacional. O que irá beneficiar a nossa região”, salientou Serra.

 

Load More Related Articles
  • Parem de nos matar

    FERNANDA COLLI A vida de uma mulher começa antes mesmo de ela se reconhecer mulher. É a so…
  • Vida, obra e legado de Eddio Castanheira

      *Marcelo Teixeira No ciclo de palestras deste ano, da Academia Araçatubense de Letr…
  • O FANTÁSTICO MUNDO DO TERROR   

    PEDRO CÉSAR ALVES Outro dia fiquei pensando sobre o ‘mundo do terror’ – gosto de chamar de…
Load More By jornalistacrispim
Load More In Araçatuba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Parem de nos matar

FERNANDA COLLI A vida de uma mulher começa antes mesmo de ela se reconhecer mulher. É a so…