Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest Vimeo
    O LIBERAL REGIONALO LIBERAL REGIONAL
    Trending
    • Decreto regulamenta aproveitamento de sobras da merenda escolar e define regras para professores
    • Espetáculo reúne sobreviventes da bomba atômica de Hiroshima em Araçatuba
    • Doação contribui para festa junina da APAE e reforça ações de integração comunitária em Birigui
    • Summit SSOil Energy discute importância do refino privado e da segurança energética do Brasil
    • Prefeitura de Birigui entrega prêmios aos estudantes vencedores de concurso ambiental
    • Centro de Especialidades Odontológicas de Araçatuba fica fechado para troca dos equipamentos
    • Polícia Civil de Araçatuba coordena Operação Proteus e prende três suspeitos de cometer golpes contra idosos
    • Operação do Gaeco cumpre mandados em combate ao tráfico de drogas e esquema de lavagem de R$ 230 milhões
    O LIBERAL REGIONALO LIBERAL REGIONAL
    Home»Cidades»Araçatuba»Banco de Sangue está com 40% de déficit no estoque e convoca doadores
    Araçatuba

    Banco de Sangue está com 40% de déficit no estoque e convoca doadores

    By marcio123rocha11 de abril de 2023Nenhum comentário3 Mins Read
    Share Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Reddit Telegram Email
    PREOCUPANTE - Queda de bolsas de sangue chega a 40%
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Da Redação – Araçatuba

    O GSH Banco de Sangue de Araçatuba está convocando doadores dos tipos O- e O+ para fazerem doações de sangue em caráter de urgência, pois os estoques estão 40% abaixo do ideal, o que pode comprometer o abastecimento aos hospitais que atendem pacientes internados em diversos tratamentos e que necessitam de transfusões de sangue.

    Segundo a instituição, essa situação se agrava em períodos de feriados prolongados em que há uma queda acentuada nas doações em todos os Bancos de Sangue do país, pois as pessoas viajam e se esquecem de doar sangue.

    “Nas próximas semanas teremos mais feriados e isso para nós é preocupante. É importante que as pessoas tenham seus momentos de lazer e descanso, mas que não se esqueçam de doar sangue”, ressalta Gilson Cirino, captador de doadores do Banco de Sangue.

    O tipo O- é o que está mais em falta. Considerado universal, pode ser transfundido em qualquer pessoa, em casos de extrema urgência, quando não há tempo para exames que comprovem qual o tipo de sangue do paciente.

    Além disso, o Ministério da Saúde recomenda o protocolo de transfundir bolsas de sangue O- em recém-nascidos de até 4 meses quando necessitam de transfusão.

    Por isso, o apelo é para que os doadores regulares e a população em geral se sensibilizem e dirijam-se ao Banco de Sangue para efetuar a sua doação o quanto antes, lembrando ainda que todos os tipos sanguíneos são bem-vindos.

    A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h às 16h, na Rua Gaspar de Lemos, 2 – Jd. Alvorada – anexo ao Hospital Unimed. O Banco de Sangue Araçatuba atende hospitais públicos e privados de Araçatuba e região.

    Os requisitos básicos para doação de sangue são apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH etc.) em bom estado de conservação; ter idade entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença dos pais no momento da doação); não é permitido realizar doação acompanhado de menores de 12 anos (exceto se o menor estiver acompanhado de dois adultos, sendo necessário o revezamento dos mesmos enquanto acontece a doação); estar em boas condições de saúde, se sentindo bem, sem qualquer sintoma; pesar no mínimo 50 kg e ter dormido ao menos 6h na última noite;
    não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas; após o almoço ou ingestão de alimentos gordurosos, aguardar 3 horas. Não é necessário estar em jejum desde que evite alimentos gordurosos; se fez tatuagem e/ou piercing, aguardar 12 meses. Exceto para região genital e língua (12 meses após a retirada); em caso de diabetes, deverá estar controlada e não fazer uso de insulina; se passou por endoscopia ou procedimento endoscópico, aguardar 6 meses; não ter tido Doença de Chagas; não ter tido Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST); candidatos que apresentaram sintomas de gripe e/ou resfriado devem aguardar 7 dias após cessarem os sintomas e o uso das medicações; aguardar 48h para doar caso tenha tomado a vacina da gripe, desde que não esteja com nenhum sintoma; candidatos que viajaram para o exterior devem entrar em contato com o Banco de Sangue para entender o período que não pode doar (varia de país a país).

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Previous ArticleColaboradoras da Ritinha Prates participam de palestra do Sebrae sobre empreendedorismo feminino
    Next Article Polícia prende dona de hotel em Andradina por tráfico de drogas
    marcio123rocha
    • Website

    Related Posts

    Araçatuba

    Decreto regulamenta aproveitamento de sobras da merenda escolar e define regras para professores

    17 de junho de 2026
    Araçatuba

    Espetáculo reúne sobreviventes da bomba atômica de Hiroshima em Araçatuba

    16 de junho de 2026
    Araçatuba

    Summit SSOil Energy discute importância do refino privado e da segurança energética do Brasil

    16 de junho de 2026
    Add A Comment
    Leave A Reply Cancel Reply

    Facebook X (Twitter) Instagram
    © 2026 Desenvolvido por mSanders Tech.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.