14.2 C
Araçatuba
terça-feira, maio 17, 2022

Assembleia da Santa Casa muda estatuto, anula decisão de conselho e marca nova eleição

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA

A disputa pelo comando da Santa Casa de Araçatuba teve uma nova etapa nessa semana. A assembleia-geral com a participação dos associados realizada na terça-feira (8) aprovou mudanças profundas, o que resultou na anulação de atos do Conselho de Administração (que foi extinto), entre os quais a eleição da nova diretoria, ocorrida no dia 3 de fevereiro. A principal proposta foi a extinção da Organização Social de Saúde Santa Casa. Com a decisão, foi extinto o Conselho de Administração e, consequentemente, anulada a eleição. A assembleia-geral aprovou nova eleição para o dia 8 de março. A chapa de oposição poderá concorrer, assim como outras que preencherem as exigências e se inscreverem.

 A OS Santa Casa foi criada no passado para participar de processos de escolha de gestores de unidades de saúde do Estado e municípios. Porém, o estado fez algumas exigências, como a representação da sociedade no Conselho de Administração. Como os associados entendem que a Santa Casa não deve participar destes processos e focar suas atenções na gestão da própria unidade, decidiram extinguir a OS. Com isso, foi restabelecido o antigo estatuto, com algumas mudanças. 

De acordo com o estatuto restabelecido, apenas os associados podem eleger a diretoria. Os associados 

vão também eleger um novo conselho, que deve ser integrado apenas por representantes associados. 

 

ASSEMBLEIA

Apenas os associados com direito a voto tiveram acesso à assembleia. O grupo opositor, que desde agosto do ano passado está na disputa e que eleger a diretoria no dia 3, ainda procurou barrar a realização da assembleia, já que tem representantes no grupo de associados. No total foram 63 associados participantes, sendo que 44 votaram favoráveis às mudanças propostas pela atual diretoria e 19 foram contrários.

 

Ultimas Noticias