Home Cidades Araçatuba Arnaldo Possari – uma família dedicada ao transporte

Arnaldo Possari – uma família dedicada ao transporte

4 minutos de leitura
Compartilhe esta notícia!

ANTÔNIO CRISPIM — ARAÇATUBA

A simples citação da família Possari já remete ao transporte coletivo, primeiro com a Viação Jales e no presente com a Viação São Luiz (Três Lagoas) e a Viação Cruzeiro do Sul (Campo Grande). O empresário Arnaldo Possari, aos 74 anos, relembra a juventude, passada em Araçatuba e o curso de Técnico de Contabilidade do Colégio Comercial Dom Luiz Lasagna (hoje Unisalesiano). Ele formou-se em 1969 – há meio século. Depois veio alguns anos em Odontologia e o Direito, mas foi no segmento de transporte coletivo que a família prosperou e se consolidou. Hoje, está aposentado, apenas vivendo doces momentos ao lado da família.
Arnaldo Possari nasceu em Mendonça (região de São José do Rio Prefeito), em 22 de outubro de 1944. Pouco tempo depois o seu pai, Aristides Possari, foi para São José do Rio Preto trabalhar como taxista. O avô paterno, Luiz Possari, fazia transporte de passageiro entre Araçatuba, Jales e Santa-Fé do Sul, passando pelo Patrimônio da Mata (Major Prado) e outras localidades. Assim, nasceu a Viação Jales.
Como o negócio estava prosperando, Aristides veio para Araçatuba para trabalhar com o pai. A empresa cresceu e ampliou mercado. Na década de 1970, foi vendida.
No mesmo período, os irmãos Possari instalaram a Viação São Luiz, em Três Lagoas, uma das empresas pioneiras e mais tradicionais no ramo de transporte de passageiros na região centro-oeste. Os irmãos Ledovino e Eugênio permaneceram longos anos à frente da empresa.

C1 Arnaldo Possari (3).jpg
O Estado de Mato Grosso ainda não havia sido desmembrado e a coragem e espírito empreendedor dos irmãos foi fator importantíssimo para o sucesso do negócio na oportunidade em que a infraestrutura para atuação das empresas do setor rodoviária era precária e o desenvolvimento da região dependia muito da ação das empresas de transporte. Em 1976 a São Luiz já atuava interligando 34 cidades com uma frota composta por 46 carros.
O outro filho do pioneiro do transporte Luiz Possari, Aristides Possari, foi com os filhos Oswaldo, Arnaldo e Alice investir em Campo Grande, instalando a Viação Cruzeiro do Sul, que hoje é uma das mais importantes do Estado com linhas para várias cidades. Posteriormente a irmã Alice deixou a sociedade. Os negócios foram diversificados.

FAMÍLIA
Arnaldo Possari casou-se em 24 de dezembro de 1966 com Nair M. Possari. O casal teve duas filhas: Alessandra Aparecida e Adriana Lúcia. Tem três netas e dois bisnetos.

C1 Arnaldo Possari (5).jpg


Compartilhe esta notícia!