IMUNIDADE - Pouco mais de 12% dos moradores de Araçatuba tomaram as duas doses da vacina

Araçatuba vacina pessoas com comorbidades, incluindo gestantes, contra a covid-19

Compartilhe esta notícia!

 

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

 

Novas etapas da campanha de vacinação estão tendo início neste começo de semana, em Araçatuba. Nesta segunda-feira, as pessoas portadoras de síndrome de down entre 18 e 59 anos residentes no município começaram a tomar a vacina contra a covid-19. Já nesta terça-feira, será a vez das gestantes com comorbidades acima dos 18 anos, além dos transplantados e pacientes de diálise e hemodiálise.

A etapa com portadores de síndrome de down começou ontem e tem previsão de seguir até amanhã, enquanto a etapa de gestantes, transplantados e pacientes em tratamento renal será hoje e amanhã. É possível fazer agendamento pela internet. Todos estão tomando a primeira dose da vacina.

As gestantes que podem se vacinar a partir de hoje são as que possuem comorbidades descritas pelo Ministério da Saúde, como hipertensão arterial grave, diabetes, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, doenças cardiovasculares, com anemia falciforme, câncer ou obesidade. Elas também precisarão comprovar o estágio da gestação por meio de carteira de acompanhamento, pré-natal ou laudo médico.

Além disso, seguem sendo vacinados com a primeira dose idosos acima de 60 anos, além de idosos acima de 68 e de 85 anos com a segunda dose da vacina.

Os horários e locais para vacinação seguem os mesmos. A imunização começa primeiro na zona rural, das 8h às 19h, na Unidade Básica de Saúde do bairro Engenheiro Taveira.

Para moradores da zona urbana, seguem disponíveis das 13h às 19h de segunda à sexta os pontos de vacinação do Araçatuba Shopping, Shopping Praça Nova, Núcleo de Gestão Assistencial, Paróquia São Paulo Apóstolo e o drive-thru do recinto de Exposições Clibas de Almeida Prado.

As pessoas que forem se vacinar precisam levar documento com foto, CPF, além do comprovante da comorbidade apresentada para realizar a imunização.

Vacinados

Até a última sexta-feira, antes do início da vacinação dos idosos de 60 anos, 69.256 doses de vacinas contra a covid-19 já haviam sido aplicadas no município, sendo que 44.053 pessoas já tomaram a primeira dose e 25.203 já tomaram a segunda. A cobertura vacinal da primeira dose está em 22,2% da população, enquanto da segunda é de 12,7%.

A maior parte dos vacinados são idosos. 31.297 haviam tomado a primeira dose da vacina até então, o que corresponde a mais de 85% deste público. 15.704 haviam tomado a segunda dose, o que equivalia a pouco mais de 42%. A cobertura vacinal em idosos de Instituições de longa permanência foi de 101% na primeira dose e 89% na segunda.

A faixa etária com maior cobertura entre os idosos é a de mais de 80 anos, que teve 2.863 vacinados, mais de 117% do público. Já em segunda dose, o maior índice é para pessoas acima de 72 anos, que tomaram 3.464 doses, 94% de cobertura.

Em trabalhadores da saúde, a cobertura é de 99% em primeira dose, com 9.867 vacinas aplicadas; e 85% na segunda dose, com 8.462 aplicações.

Profissionais da educação acima de 47 anos tiveram 1.258 vacinas aplicadas em primeira dose (89%) e 658 em segundo dose (47%). Entre os profissionais de segurança foram 1.265 vacinas de primeira dose e 58 em segunda dose.


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Nova comandante do 2º BPM-I já quis ser médica e acredita ser a primeira de muitas mulheres no posto

Compartilhe esta notícia!DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA A Tenente Coronel PM Adriana Roledo Beluzo, de 45 …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *