22.6 C
Araçatuba
quarta-feira, maio 25, 2022

Araçatuba teve quase 300 casos de covid em 72 horas e tem registro de nova variante

Diego Fernandes – Araçatuba / Birigui

Araçatuba registrou 292 casos positivos de covid-19 nesta segunda-feira (10), segundo dados da vigilância epidemiológica. Foi o dia do ano com o registro do maior número de casos.
Os números desta segunda correspondem ao período de 72 horas entre o final da tarde de sexta (7) e o fim da tarde desta segunda.
No total, Araçatuba já teve 30.370 infecções pela covid-19, sendo que 28.449 pessoas já estão curadas da doença. O mês de janeiro já registrou 839 casos nos seus primeiros 10 dias.
Apesar do crescimento, a maior parte das infecções são de natureza leve. Araçatuba tem mais de 91% do público alvo acima de 12 anos vacinado com pelo menos duas doses de imunizantes contra a covid.
A cidade registra apenas nove moradores infectados. Não houve mortes neste ano devido à doença. A última morte registrada em Araçatuba foi no dia 14 de dezembro de 2021.
ÔMICRON
No início da noite a Prefeitura confirmou casos de ômicron em Araçatuba. “A Secretaria de Saúde informa que no dia 08/01/2022 a Vigilância Municipal recebeu confirmação sobre a circulação da cepa ômicron da Covid-19 no município. Até o momento são três casos, sendo todos em mulheres, de 32, 24 e 22 anos (não há relatos de viagem). Embora preocupante devido ao seu alto risco de contágio, tal fato já era esperado, dada a frequência expressiva da cepa no país e a verificação do aumento expressivo no número de casos suspeitos e confirmados localmente”, informou nota divulgada pela Secretaria Municipal de Comunicação Social.

Birigui
A Secretaria Municipal de Saúde informou que foi confirmado o primeiro caso da variante Ômicron no município. Trata-se de uma mulher de 54 anos, que não viajou para o exterior e não teve contato com ninguém que chegou de outro país.
O teste para covid-19 da paciente foi sequenciado pelo Instituto Adolfo Lutz e divulgado no sábado (8) pelo Grupo de Vigilância Epidemiológica de Araçatuba. Ela ficou em quarentena por 14 dias, acompanhada da filha, que também testou positivo para coronavírus. Ambas já estão recuperadas.
Conforme a Secretaria de Saúde, até as 12h desta segunda-feira (10) não houve confirmação de mortes por complicações da covid-19. Mais 298 casos positivos da doença entraram no boletim durante o final de semana.
A cidade contabiliza 612 mortes e 21.312 casos positivos desde o início da pandemia. Do total de confirmados, 19.178 constam como recuperados.

Ultimas Noticias