10.7 C
Araçatuba
quinta-feira, maio 19, 2022

Araçatuba terá exames de mamografia gratuitos com carreta “Mulheres de Peito”

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA

A carreta-móvel do programa “Mulheres de Peito”, iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem, responsável por fornecer equipamentos para auxílio de diagnóstico a diversos hospitais estaduais, estará na cidade entre os dias 8 e 19 de fevereiro, realizando mamografias gratuitas para mulheres acima de 35 anos.  

 

Para realizar o exame, mulheres de 35 a 49 e acima de 70 anos precisam levar pedido médico, RG e cartão SUS, mulheres de 50 a 69 anos somente RG e cartão SUS.

 

Instalado na UNA – Unisalesiano, que apoiou o projeto oferecendo o local, as carretas funcionarão de segunda à sexta-feira, das 8h à 17h, e aos sábados, das 8h às 12h (exceto feriados), rua Joaquim Nabuco, 155. 

 

Haverá distribuição de senhas no período da manhã. Ao total, serão realizados 50 exames diariamente e, aos sábados, 25 exames.

 

As imagens capturadas nos mamógrafos são encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem, serviço da Secretaria que emite laudos à distância, na capital paulista. O resultado sai em até 2 dias após a realização do exame.

 

A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso e incentivar mulheres a realizarem exames de mamografia pelo SUS em todo o Estado. Para isso, as carretas percorrem os municípios paulistas ininterruptamente.

 

As unidades móveis contam com equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia e agente administrativo. E para contribuir com a agilidade do diagnóstico, cada veículo é equipado com conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, computadores e mobiliários.

 

Ultimas Noticias