BAIXA - Araçatuba tem alcance baixo na vacinação contra a gripe Crédito: Tomaz Silva / Agência Brasil

Araçatuba tem menos de um quarto de cobertura vacinal contra a gripe

Compartilhe esta notícia!

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

A cobertura vacinal contra o vírus da gripe (Influenza) segue baixa em Araçatuba. Até o último dia 7 de maio, apenas 6.526 doses da vacina haviam sido aplicadas no município, o que corresponde a menos de 25% da população que faz parte dos grupos prioritários que são o público-alvo da primeira fase da campanha.

As vésperas do fim da primeira etapa, que termina na próxima segunda-feira, dia 10 de maio, apenas 24,49% da população que faz parte do público-alvo foi imunizada. As vacinas estão sendo aplicadas nas Unidades Básicas de Saúde.

Esta primeira etapa contempla crianças maiores de 6 menores e menores de 6 anos de idade, gestantes, puérperas (que tiveram bebês há menos de 45 dias), trabalhadores da saúde e indígenas. A próxima etapa da campanha começa no dia 11 de maio, terça-feira, e será destinada a idosos com mais de 60 anos e professores. EM Araçatuba, a nova etapa deve atingir cerca de 45 mil pessoas.

A primeira parte da campanha, que começou no dia 12 de abril, contempla 23.318 moradores de Araçatuba. O grupo com maior cobertura vacinal até aqui é o de puérperas, com 41,69%. Foram 123 pessoas vacinadas neste grupo, que possui 295 mulheres.

Entre as crianças, a cobertura vacinal é de 30,37%. Entre 12.488 meninos e meninas entre 6 meses e 6 anos em Araçatuba, apenas 3.793 foram vacinados até aqui. Já entre as gestantes, foram vacinadas 480 mulheres, sendo que há 1.796 grávidas no município, uma cobertura vacinal de 26,73%.

O grupo com menor procura é o de trabalhadores da saúde. São 8.073 profissionais da área e apenas 2.049 foram vacinados, ou 23,45%.

Para a próxima etapa, no dia 11, os idosos acima de 60 anos estão aptos a tomar a vacina. Aqueles que tomaram a vacina contra a covid-19, a recomendação é para que esperem 14 dias para tomar a vacina contra a gripe. O mesmo vale para os professores, que estão em plena imunização contra a covid-19.

Em Araçatuba, o grupo de idosos corresponde a 37.438 moradores. Até aqui, 81 pessoas deste grupo se anteciparam e já se vacinaram.

Mesmo com o início da nova etapa da campanha de vacinação contra a gripe, as pessoas que fazem parte do grupo correspondente a primeira etapa podem procurar os postos de vacinação nos municípios das regiões de Araçatuba, Andradina, Lins e Três Lagoas para serem imunizadas.

Brasil

No país, a primeira etapa da campanha havia vacinado até a última semana 6,9 milhões de pessoas. Ao todo, foram distribuídas 27,3 milhões de doses para os estados brasileiros.

A segunda etapa da campanha, que envolve idosos e professores, tem como objetivo vacinar 33 milhões de pessoas. Ela vai de 11 de maio a 8 de junho.

A terceira etapa vai ser entre os dias 9 de junho e 9 de junho e abrangerá integrantes das forças de segurança e salvamento, pessoas com comorbidades ou deficiências, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, agentes penitenciários e população privada de liberdade, que abrange um grupo de cerca de 22 milhões de brasileiros.

Ao todo, de acordo com Ministério da Saúde, a intenção é vacinar cerca de 80 milhões de brasileiros.

 


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Mesmo com crise hídrica, representantes do setor elétrico descartam racionamento em 2021

Compartilhe esta notícia!DA REDAÇÃO – araçatuba Desde o mês de maio as autoridades responsáveis pela …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *