MENOR - Prazo entre as doses da Pfizer e da AstraZeneca diminuiu e aumentou número de faltosos

Araçatuba tem mais de 22 mil faltosos da segunda dose da vacina contra a covid-19

Diego Fernandes – Araçatuba

Mesmo com mais de 79% do público-alvo, acima de 12 anos, já com o ciclo completo da vacina da covid-19, Araçatuba ainda possui um número alto de faltosos, que são aqueles que tomaram a primeira dose e passaram do prazo para tomar a segunda, mas ainda não retornaram ao ponto de vacinação.
Até esta segunda-feira (8), eram 22.147 moradores que estavam nesta situação, com apenas uma das doses no cartão de vacinação, mesmo já tendo ultrapassado a data da segunda dose. Dentre os faltosos, a maior parte do público não tomou a segunda dose da Pfizer, são 10.913 faltosos para esta vacina.
As demais faltas são para quem tomou a vacina AstraZeneca, com 8.440 faltosos, e 2.794 que não voltaram para tomar a segunda dose da CoronaVac.
O número de faltosos da Pfizer e da AstraZeneca cresceu nos últimos dias no estado de São Paulo, após a diminuição do prazo entre as doses destas vacinas. Atualmente, a segunda dose da Pfizer está sendo aplicada em três semanas, enquanto a segunda dose da AstraZeneca é aplicada em oito semanas.
Antes, a vacina da Pfizer possuía um intervalo de 56 dias entre uma dose e outra, enquanto a AstraZeneca tinha um intervalo de 12 semanas, ou três meses.
O município conta apenas com um ponto de vacinação atualmente, que funciona no Hospital Municipal, antigo Hospital da Mulher, e aplica as doses dos imunizantes de segunda à sexta-feira, das 8h às 19h, e aos sábados, das 8h às 18h.
É necessário levar CPF e documento com foto para se vacinar. Para quem for tomar a segunda ou a terceira dose deve levar também o cartão de vacinação.
Até segunda-feira (8), 161.319 araçatubenses haviam tomado a primeira dose da vacina, o correspondente a 92,28% do público-alvo já vacinado, que são pessoas acima de 12 anos. Outros 133.772 já haviam recebido a segunda dose, além dos 4.810 que receberam dose única, o que representa 79,27% do público-alvo com ciclo vacinal completo.
As únicas faixas etárias que estão com menos de 75% de cobertura vacinal são entre 12 e 17 anos (9,87%), entre 18 e 19 anos (49,85%), e de 20 a 29 anos (73,77%).
Outras 16.027 pessoas já tomaram também a terceira dose, um reforço na vacinação que está sendo aplicado em idosos acima de 60 anos e profissionais da saúde. 13.093 araçatubenses tomaram a dose de reforço da Pfizer, 2.929 da CoronaVac e cinco da AstraZeneca.

Veja também

Atamor fará visitas a hospitais de todo o Brasil a partir de 2022; fundador pede doação de novelos de lã

Diego Fernandes – Araçatuba O grupo Atamor, de Araçatuba, que realiza ações no setor oncológico …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *