18 C
Araçatuba
quarta-feira, agosto 10, 2022

Araçatuba tem mais de 18 mil faltosos da segunda dose; adolescentes representam maior número

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

O município de Araçatuba registra mais de 18 mil faltosos que ainda não tomaram a segunda dose da vacina contra a covid-19. São considerados faltosos, o grupo de pessoas que tomou a primeira dose há tempo suficiente para já ter recebido também a segunda, porém, ainda não voltou aos pontos de vacinação para completar o ciclo vacinal.
De acordo com dados da vigilância epidemiológica, dos grupos de faltosos são mais de 7 mil pessoas com menos de 18 anos que já poderiam ter tomado a segunda dose da vacina, mas ainda não foram imunizados completamente.
A recomendação é para que estas pessoas fiquem atentas à data de retorno no cartão de vacinação para não ficarem sem completar o ciclo vacinal. Especialistas indicam que tomar a segunda dose é fundamental para aumentar a carga de anticorpos contra a covid-19.
Até agora, o grupo de pessoas aptas a se vacinar entre 12 e 17 anos, que foi o último a iniciar a imunização, tem pouco menos de 30% de cobertura em Araçatuba. São contabilizados 16.051 moradores nesta faixa etária na cidade e apenas 4.694 já tomaram as duas doses da vacina.
Este grupo também é o que tem o menor número de vacinados em primeira dose. São pouco mais de 76% dos adolescentes vacinados com pelo menos uma dose, o que representa 12.289 pessoas.
Logo depois, o índice mais baixo de cobertura está nos jovens de 18 e 19 anos. Pouco mais de 83% deles tomaram a primeira dose, o que corresponde a 4.497 pessoas. Cerca de 65% tomou a segunda dose, o que dá 3.579 araçatubenses nesta idade. Araçatuba estima um público de 5.402 pessoas nesta faixa etária.
São dois os pontos de vacinação contra a covid-19 em Araçatuba. O Hospital Municipal aplica as vacinas de segunda à sexta-feira das 8h às 19h, enquanto o ponto de vacinação itinerante segue no Calçadão, no centro da cidade, das 9h às 18h de segunda à sexta, e das 9h às 15h aos sábados.
Segundo a vigilância epidemiológica, foram feitas 1.775 vacinas no contêiner instalado no calçadão desde o dia 19 de novembro.
Excepcionalmente nesta semana, devido ao aniversário de Araçatuba, comemorado na quinta-feira (2), a vacinação contra a covid-19 estará disponível apenas até esta quarta-feira (1), voltando na próxima segunda-feira (6).
Em Araçatuba, estão sendo aplicadas a primeira, segunda e terceira doses da vacina contra o coronavírus para todos os adultos. É necessário ter completado 5 meses da segunda dose para receber a terceira, a chamada dose de reforço.
É necessário levar documento com foto, CPF e o cartão de vacinação para aquelas pessoas que pretendem tomar a segunda ou a terceira dose.

Ultimas Noticias