EMBAÇOU - Na avenida Saudades não era possível ver o quarteirão seguinte por volta das 7h30 DIEGO FERNANDES

Araçatuba tem forte nevoeiro neste sábado após queda na temperatura

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

Araçatuba despertou neste sábado (12) com um forte nevoeiro que cobriu toda a extensão do município. O fenômeno causou diminuição acentuada da visibilidade para pedestres e motoristas nas primeiras horas da manhã.

Para quem estava na rodovia Marechal Rondon, no sentido Capital-interior (Birigui – Araçatuba) começou a perceber a diminuição da visibilidade após o KM 24, onde fica o kartódromo Speed Park. Conforme ia avançando pela rodovia neste sentido, a visibilidade diminuía, a ponto de não ser possível ver o município de Araçatuba mesmo a partir da alça de acesso à Avenida Brasília.

O momento de nevoeiro mais forte foi entre 7h30 e 8h da manhã. Na avenida Saudade, por exemplo, não era possível ver os prédios da rua Cussy de Almeida, mesmo estando a menos de dois quarteirões do local. Já na avenida Brasília, o New York Tower, prédio comercial em frente ao Bola 7, estava completamente coberto pela “fumaça branca” no mesmo período.

Após uma semana com chuvas entre terça e quinta-feira e queda nas temperaturas, Araçatuba teve mínima de 13º C neste sábado, sendo que as temperaturas máximas atingiram os 25º C no período da tarde.

O nevoeiro só foi embora a partir do meio da manhã, quando os primeiros raios de sol começaram a aparecer entre nuvens.

Este tipo de fenômeno ocorre a partir da combinação da umidade relativa do ar e da queda de temperatura, principalmente quando ocorrida de forma repentina, se formando de forma parecida como se formam as nuvens no céu, com uma concentração de gotas d´água em suspensão na atmosfera. No nevoeiro, a visibilidade horizontal fica restrita a menos de 1km.

Previsão

Para este domingo (13), a previsão é de dia ensolarado, com poucas nuvens e temperatura mínima de 11º C e máxima de 26º C. Os dados são do IPMET, Instituto de Pesquisas Meteorológicas, da Unesp de Bauru.

A semana deve seguir com temperaturas mais baixas durante a madrugada e no começo da manhã, e elevações no período da tarde para a região de Araçatuba.

A maior variação deve ser registrada na quarta-feira (16), quando os termômetros devem marcar mínima de 9º C no fim da madrugada e começo da manhã e máxima de 27º C à tarde.

FORTE – Registro do nevoeiro no bairro Lago Azul, zona sul de Araçatuba
ALEXANDRE ALVES

Veja também

Construtora utiliza reciclador de entulho em obras e entrega edifícios com captação de água da chuva

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA A sustentabilidade e a convivência entre o desenvolvimento e o meio …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *