21.5 C
Araçatuba
terça-feira, agosto 16, 2022

Araçatuba tem 30% menos crianças imunizadas contra a tuberculose do que o recomendável

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

Além da cobertura abaixo da média para as vacinas de sarampo, gripe e também para as doses de reforço da covid-19, outra imunização também não atingiu a meta da Organização Mundial da Saúde em Araçatuba: a vacinação com a BCG (Bacilo de Calmette e Guérin), que protege contra a tuberculose.

Na última sexta-feira, dia 1º de julho, foi considerado o dia mundial desta vacina e, até aquela data, a cobertura vacinal em Araçatuba estava em 65%, enquanto o recomendável pela OMS é de 95%. 

O imunizante deve ser aplicado em crianças até os 4 anos de idade e costuma ser marcante, por deixar uma cicatriz na pele. A vacinação geralmente é feita no branco.

De acordo com especialistas, a vacina BCG protege contra as formas mais graves da tuberculose, que é uma doença contagiosa provocada por uma02 bactéria que 02atinge os pulmões. A enfermidade pode causas problemas respiratórios, perda de peso, fraqueza e, nos casos mais graves, pode levar à morte.

A transmissão da tuberculose acontece de pessoa para pessoa pelo ar, por meio de gotículas expelidas em ações como a tosse, espirro ou até mesmo a fala. Os sintomas principais são febre, tosse, fraqueza, cansaço e falta de apetite.

A vacina BCG atualmente é a única forma de imunização contra casos graves da doença. 

“Em se tratando de uma vacina que é para o bebê, uma das primeiras que protege contra doenças sérias, isso nos deixa preocupados”, afirmou Aparecida Nava, chefe de gabinete da saúde em Araçatuba.

Atualmente, a eficácia da vacina BCG está em 78%. A proteção pode variar de acordo com o paciente e também de acordo com o país, já que as cepas utilizadas para a fabricação da vacina variam de acordo com a localidade. 

No país, a vacinação contra a tuberculose começou a ser aplicada em 1968, sendo que ela é obrigatória por determinação do Ministério da Saúde desde 1976. A aplicação consiste em apenas uma dose.

Em Araçatuba, as vacinas são aplicadas em todas as 19 unidades básicas de saúde do município. 

 

Previous articleEstamos na era figital
Next articleSobre portas

Ultimas Noticias