CHUVA - Região de Araçatuba tem alerta de chuvas da Defesa Civil do Estado

Araçatuba pode chegar a 100 milímetros de chuva até sábado, aponta Defesa Civil

Diego Fernandes – Araçatuba

Em novo alerta, a Defesa Civil do Estado de São Paulo informou ainda na manhã desta quarta-feira (5) que há risco de fortes chuvas na região de Araçatuba, pelo menos até o próximo sábado, dia 8 de janeiro. As precipitações podem chegar a até 100 milímetros em municípios da região neste período. Um alerta de chuvas já havia sido emitido pelo órgão na semana passada, o que mobilizou uma força-tarefa do Governo do Estado para evitar estragos em todas as regiões.
O ano começou com chuvas quase todos os dias em Araçatuba. Até agora, choveu cerca de 39 milímetros no município neste ano de 2022, de acordo com dados do CIIAGRO, o Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas. O dia com maior volume de chuvas foi a terça-feira (4), quando choveu quase 25 milímetros.
De acordo com a nota da Defesa Civil, há previsão de acumulados de chuva em todo o período, e pode ocorrer um grande volume de água caindo em um curto espaço de tempo, com risco de transtornos.
A recomendação do órgão é para atenção com as áreas mais vulneráveis, onde há risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a raios e ventos.
A Defesa Civil disponibilizou o telefone 199 para ocorrências, além do telefone do Corpo de Bombeiros, 193, também para o atendimento a possíveis problemas que possam ser causados durante a chuva.

Previsão
De acordo com o site Climatempo, há boas chances de chuva pelo menos até a próxima quarta-feira (12). Em todos os dias até lá, a probabilidade mínima de chuva para Araçatuba é de 67%.
Para esta quinta-feira (6), por exemplo, a chance de chover é de 80%, segundo o portal, com precipitações que podem chegar a 20 milímetros. A chance sobe para 90% na sexta (7), com chuvas que podem chegar a 15 milímetros.
Sábado (8) e domingo (9), a chance de chuva é de 67%. No sábado pode chover até 8 milímetros e outros 15 no domingo.
Para segunda (10) está previsto o dia mais chuvoso do período, segundo o Climatempo, com chances de 90% de uma chuva de até 35 milímetros. Para terça (11) e quarta (12), as previsões de precipitação não passam dos 2 milímetros.

Outras regiões
Além da região de Araçatuba, o alerta da Defesa Civil de São Paulo também foi emitido para as regiões de Itapeva, São José do Rio Preto, Presidente Prudente e Marília. Há previsão de chuvas ainda mais intensas em outros locais do estado.
Nas regiões de Araraquara, Bauru, Campinas, Baixada Santista, Sorocaba, Vale do Paraíba, Vale do Ribeira e Metropolitana de São Paulo, as chuvas devem ficar entre 100 e 145 milímetros.
Já em locais como Litoral Norte, Barretos, Franca, Ribeirão Preto e Serra da Mantiqueira, as precipitações devem chegar a até 175 milímetros.

Veja também

Araçatuba bate novo recorde de infecções em 24 horas pela Covid-19

Araçatuba bateu novo recorde de casos positivos de Covid-19 em apenas 24 horas. Foram constatadas …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *