20.2 C
Araçatuba
sexta-feira, junho 24, 2022

Araçatuba já ultrapassa casos de dengue do ano passado em 2022

DIEGO FERNANDES

Em menos de quatro meses, Araçatuba ultrapassou o total de casos de dengue registrados no ano passado. Os dados foram atualizados nesta quarta-feira (20) pela vigilância epidemiológica do município.

Até ontem, a cidade já havia registrado 1.303 casos de dengue em 2022. Durante todo o ano de 2021, foram 1.258 ocorrências da doença causada pela picada do mosquito aedes aegypti.

O mês com o maior número de ocorrências, até aqui, foi março, quando foram contabilizados 723 casos positivos da doença. No dia 7 de março, um homem de 50 anos faleceu por conta da doença após ficar três dias internado no Hospital Unimed. O laudo comprobatório foi enviado pelo Instituto Adolfo Lutz. 

Outro caso de morte, de um homem de 77 anos, está sendo investigada, e também ocorreu em março. Uma amostra foi enviada ao Instituto Adolfo Lutz e o município aguarda o resultado. 

O crescimento do número de casos é alarmante e já configuram uma epidemia da doença na cidade. Em janeiro foram 64 casos. Para fevereiro houve crescimento de 117%, com a detecção de 139 casos.

Já no mês de março o aumento registrado foi de 420%, com 723 ocorrências. O mês de abril teve, até ontem, 377 casos contabilizados. 

Os locais com maior incidência de casos de dengue em Araçatuba estão na Zona Sul da cidade, em bairros como Morada dos Nobres, Pedro Perri, Jussara, Lago Azul, dentre outros, porém, a doença já está disseminada em toda a cidade e região. 

O aumento de chuvas neste ano em relação ao ano passado e a recusa de moradores de receberam visitas de agentes de saúde nas residências são alguns dos fatores apontados como os principais para o estouro de casos de dengue em Araçatuba. 

 

Ultimas Noticias