Diego Fernandes – Araçatuba
Araçatuba chegou a três mortes por dengue somente neste ano de 2023. A vigilância epidemiológica de Araçatuba confirmou as mortes em seu último boletim, divulgado no final da última semana.
Os dois óbitos foram contabilizados no mês de abril, sendo que o primeiro deles foi de um homem de 36 anos, que possuía comorbidades. Ele ficou hospitalizado por causa da doença e faleceu no dia 15 de abril.
Já o outro caso foi de uma mulher de 61 anos, que também tinha comorbidades e passou um tempo internada no hospital antes de morrer no dia 24 de abril.
Antes disso, no mês de março, no dia 27, outro homem de 36 anos também morreu devido às complicações da dengue. A morte dele foi confirmada pela vigilância epidemiológica no dia 17 de abril.
Com isso, Araçatuba já iguala o número de óbitos por dengue contabilizados no ano passado. Em 2022, foram três vítimas fatais, sendo duas em março e uma em dezembro. Desde o início da série histórica, em 2009, o ano com o maior número de óbitos foi 2010, quando seis pessoas morreram.
Casos
Araçatuba tem, até o momento, 680 casos confirmados de dengue. Os dados foram atualizados até o último dia 12 de maio.
O número de casos é menor em relação ao mesmo período do ano passado, onde somente entre janeiro e abril, 2.028 casos já haviam sido confirmados, o que representou mais de 72% dos 2.812 casos registrados ao longo do ano.
O maior número de casos em 2023 foi registrado em abril, com 300 ocorrências. Outras 188 foram registradas em março, 81 em fevereiro, 62 em janeiro. O mês de maio teve, até o dia 12, 49 casos.
Ações
A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, eliminando água armazenada que podem se tornar possíveis criadouros, como em vasos de plantas, lagões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas.
Roupas que minimizem a exposição da pele durante o dia, quando os mosquitos são mais ativos, proporcionam alguma proteção às picadas e podem ser uma das medidas adotadas, principalmente durante surtos.
Repelentes e inseticidas também podem ser usados, seguindo as instruções do rótulo. Mosquiteiros proporcionam boa proteção para aqueles que dormem durante o dia, como bebês, pessoas acamadas e trabalhadores noturnos.
“O munícipe precisa estar atento, precisa olhar todos os locais da casa dele onde ele tem um acúmulo de água. Bebedouro de animais é um problema há muito tempo, vaso de planta na água, ralo interno e externo, são os locais de atenção que o munícipe precisa ter na casa dele”, afirmou Talita Oliveira, responsável pela Zoonoses em Araçatuba.

