23.7 C
Araçatuba
domingo, agosto 7, 2022

Araçatuba já contabiliza 345 acidentes escorpiônicos em 2017

A Secretaria de Saúde de Araçatuba informou nesta sexta-feira (20) que já ocorreram 345 acidentes com escorpiões neste ano na cidade. Até o começo de outubro o total de casos era de 305, crescimento de 11,5% em apenas 20 dias. Até o momento o volume de ocorrências com escorpião neste ano é 29,8% maior que o total de 2016, quando 242 acidentes foram registrados pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) do município.

Segundo dados da Prefeitura foram 11 internações por acidentes escorpiônicos e um óbito confirmado, da menina Silvia Cristina Pereira da Silva, picada no pé quando saia com a mãe de uma igreja próxima à Rua dos Fundadores, em 15 de setembro. O CCZ realiza ações constantes de combate aos escorpiões, através de uma equipe que trabalha diariamente atendendo chamados relacionados à presença do animal peçonhento nas residências e fazendo vistorias nos entornos.

BIRIGUI
Neste sábado (21) acontece em Birigui o quarto mutirão de limpeza contra o escorpião. A ação acontecerá a partir das 7h nos CEIS (Centros de Educação Infantil) Maria Bruder Camargo, no bairro João Crevelaro, e na Maria Devechio Migliorini, no Jardim Planalto, e contará com a parceria do Tiro de Guerra. O mutirão iniciou em setembro e sete unidades de ensino já receberam a limpeza geral nas áreas externas. O objetivo da ação é que todas as escolas municipais recebam a equipe do mutirão.

ALERTA
Com o aumento dos casos de acidentes, a população deve continuar atenta à limpeza de quintais e terrenos baldios. Essa é a forma indicada pela Prefeitura Municipal para combater a presença dos escorpiões em toda a cidade.

Locais com entulho, tijolos e madeira são propícios para criadouros de escorpiões. A Vigilância Epidemiológica orienta que, além de evitar esses materiais em casa, a população deve tampar ralos, pias e canos, limpar periodicamente caixas de gordura e desencostar móveis das paredes.

Fernando Verga

Ultimas Noticias