14.7 C
Araçatuba
quarta-feira, agosto 10, 2022

Araçatuba inicia Semana de Combate ao Aedes aegypti

Durante os próximos dias municípios de todo o país estarão envolvidos na Semana Nacional de Mobilização dos setores da Educação, Assistência Social e Saúde para o combate ao  Aedes aegypti . A ação tem como objetivo alertar a população sobre a importância de combater, antes do início do verão, o mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. Os casos confirmados de dengue em Araçatuba neste ano são 83, sendo que em 2016 foram 694.

Em Araçatuba, a abertura oficial ocorre nesta terça-feira (24), no Clube dos Bancários, a partir das 8h. Até sexta-feira, dia 27, serão realizadas palestras, rodas de conversa, atividades educativas em todas as escolas municipais, panfletagens, encenações teatrais, exposições visuais e eliminação de possíveis criadouros.

Para a organizadora das ações no município, Rosimeire Carvalho Possani Morales, a conscientização é fundamental para eliminar criadouros do Aedes Aegypti. “Prevenir é sempre o melhor caminho, e não há nada melhor do que a conscientização para que isso aconteça”.

De acordo com o Ministério da Saúde, as doenças transmitidas pelo  Aedes aegypti  têm tido queda expressiva em todo Brasil. Até 2 de setembro deste ano, foram notificados 219.040 casos prováveis de dengue em todo o país, uma redução de 85,2% em relação ao mesmo período do ano passado (1.483.623 casos).

Também foram registradas 171.930 notificações de casos prováveis de febre chikungunya. A redução é de 34,2% comparado ao ano anterior, quando foram registrados 261.645 casos. Em relação ao Zika, os casos caíram 92,6%. Foram registrados 15.586 casos prováveis em todo país, enquanto em 2016, o Brasil registrou 211.487 notificações.

FERNANDO VERGA – Araçatuba

Ultimas Noticias